Buscar

Pergunta 6 Respostas: a. b. c. d. e. Comentário da resposta: Descobertas das Neurociências confirmam a capacidade adaptativa do cérebro denominada ...

Pergunta 6
Respostas:
a.
b.
c.
d.
e.
Comentário da resposta:
Descobertas das Neurociências confirmam a capacidade adaptativa do cérebro denominada de plasticidade cerebral. A plasticidade cerebral, dentro do contexto da aprendizagem:
I- Reforça positivamente a possibilidade de que a ação mediadora do educador ocorre através de ações alternativas eficazes, durante o processo de aprendizagem do sujeito cerebral, garante que é nesta intervenção que ocorre o desenvolvimento do potencial de inteligência do aluno.
II- Reforça que os ambientes escolares necessitam de mediadores mais atuantes e conhecedores, numa abordagem interdisciplinar, de como se dá o processo da aprendizagem cognitiva, emocional e social organizado pelo principal órgão, norteador da vida, que é o cérebro.
III- Reforça que a neuroaprendizagem acontece a partir do caminho percorrido do processo da aprendizagem cognitiva, emocional e social organizado pelo cérebro, que dá conta sozinho de mediar ações necessárias.
IV- Reforça a prática psicopedagógica, evidenciada como importante apenas em função interventiva, no preparo e na conscientização de todos os envolvidos no ambiente escolar, essencialmente o professor que deve ser estimulado a elaborar atividades de forma criativa e provocativa.
Indique a alternativa única quanto às assertivas que traduza a relação da capacidade adaptativa do cérebro e a mediação externa:
I
II
III
I e II
III e IV
Questão construída a partir das seguintes fontes: LENT (2004); RELVAS (2012); SAMPAIO (2019)
Resposta correta: D
Comentário: O que tem chamado muita atenção e produzido interesse pela Psicopedagogia é a capacidade adaptativa do SNC, principalmente, com as descobertas da possibilidade 0,075 em 0,075 pontos e a Neurociência e Educação:
I
II
III
0,075 em 0,075 pontos ções executivas do cérebro, pode auxiliar na construção de fundamentos teóricos que iluminem práticas mais efetivas no terreno da educação. A complexidade da ação educacional aumenta a partir do momento em que se entende que cada sujeito cerebral tem um cérebro diferente, reconhecendo assim a importância da Neurociência como parceira que ao esclarecer, por exemplo, o funcionamento das funções executivas do cérebro, pode auxiliar na construção de fundamentos teóricos que iluminem práticas mais efetivas no terreno da educação. (1. Contexto histórico da neuroaprendizagem; 1.1 Subsídios das neurociências)


I
II
III
I e II
III e IV

Essa pergunta também está no material:

NEUROAPRENDIZAGEM E ATUAÇÃO PEDAGOGICA Quest Unidade I _
15 pág.

Neuroaprendizagem Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que traduz a relação da capacidade adaptativa do cérebro e a mediação externa é a alternativa D (III e IV). Isso porque a plasticidade cerebral, confirmada pelas descobertas das Neurociências, reforça a importância da atuação de mediadores mais atuantes e conhecedores no ambiente escolar, bem como a prática psicopedagógica como importante na elaboração de atividades criativas e provocativas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais