Buscar

Disserte sobre a importância do estágio de conversão do mRNA à cDNA para que então possa ser realizada a técnica de PCR.

Essa pergunta também está no material:

BIOLOGIA MOLECULAR - Discritivas
3 pág.

Biologia Molecular UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O estágio de conversão do mRNA para cDNA é fundamental para a técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) porque o cDNA é mais estável e mais fácil de ser amplificado do que o mRNA. Durante a transcrição, o mRNA é sintetizado a partir do DNA, mas o mRNA é instável e pode ser degradado facilmente. Por isso, é necessário converter o mRNA em cDNA antes de realizar a PCR. A conversão do mRNA em cDNA é feita pela enzima transcriptase reversa, que sintetiza uma fita complementar de DNA a partir do mRNA. Essa enzima utiliza um primer específico para iniciar a síntese do cDNA. O cDNA é mais estável porque é uma molécula de DNA de fita dupla, o que o protege da degradação enzimática. Além disso, o cDNA contém apenas as sequências codificantes do mRNA, excluindo as regiões não codificantes, como os íntrons. Isso facilita a amplificação do cDNA durante a PCR, pois apenas as sequências de interesse serão amplificadas. Portanto, o estágio de conversão do mRNA em cDNA é essencial para a técnica de PCR, pois permite a amplificação específica das sequências de interesse, garantindo resultados mais precisos e confiáveis.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais