Buscar

De acordo com a herança ligada aos cromossomos sexuais nos humanos, podem desenvolver distúrbios dominantes ou recessivos ligados ao cromossomo X. ...

De acordo com a herança ligada aos cromossomos sexuais nos humanos, podem desenvolver distúrbios dominantes ou recessivos ligados ao cromossomo X. Assim, considere as afirmacoes a seguir referente a doença de Daltonismo e assinale a sequência correta:

I. O daltonismo é uma deficiência visual que impede o indivíduo de enxergar certas cores e pode ser prevenido através de medicação específica.
II. Se uma mulher daltônica transmitir um dos seus autossomos portador do alelo para o daltonismo a um filho, ele será certamente daltônico.
III. Um homem hemizigótico para o alelo mutante do daltonismo tem dificuldades para distinguir cores.
IV. daltonismo, atualmente, graças à engenharia genética, já tem tratamento e cura.
V. Uma mulher heterozigótica para o daltonismo, que recebeu de seu pai o cromossomo X, portador do gene alelo mutante para essa doença, tem visão normal para as cores.
a. I, II, III, IV e V.
b. I, III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Questão de prova
1 pág.

Bases Biológicas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa b) I, III e IV, apenas. I. O daltonismo é uma deficiência visual que impede o indivíduo de enxergar certas cores e não possui tratamento específico com medicação. III. Um homem hemizigótico para o alelo mutante do daltonismo tem dificuldades para distinguir cores. IV. O daltonismo não possui tratamento e cura atualmente. As afirmativas II e V estão incorretas. Na herança ligada ao cromossomo X, se uma mulher daltônica transmitir o cromossomo X portador do alelo para o daltonismo a um filho, ele terá 50% de chance de ser daltônico. E uma mulher heterozigótica para o daltonismo, que recebeu o cromossomo X portador do gene alelo mutante para essa doença, pode ter visão normal para as cores, mas também pode ser portadora do alelo mutante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais