Buscar

A tessitura textual se dá pelo reconhecimento das partes; dentre elas, o parágrafo é peça fundamental principalmente para o tipo textual dissertati...

A tessitura textual se dá pelo reconhecimento das partes; dentre elas, o parágrafo é peça fundamental principalmente para o tipo textual dissertativo, estrutura muito utilizada na academia. Contudo, antes ainda que se descreva esse tipo textual em outra unidade, importa pensarmos sobre a qualidade e os tipos dos parágrafos.


Nesse sentido, avalie os itens seguintes à luz do material de estudos.


I. O parágrafo deve manter uma unidade de objetivo.

II. É importante delimitar um conjunto ou tipo de informações que será introduzido nesta unidade.

III- O parágrafo deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão.

IV- Deve-se evitar construir parágrafos com apenas um período.

V- O parágrafo deverá ter, no mínimo, 3 períodos: o primeiro período será a conclusão e o desenvolvimento simultaneamente. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, vamos avaliar cada uma das afirmações: I. O parágrafo deve manter uma unidade de objetivo. Essa afirmação está correta. Um parágrafo deve ter uma unidade de objetivo, ou seja, deve tratar de um único tema ou ideia central. II. É importante delimitar um conjunto ou tipo de informações que será introduzido nesta unidade. Essa afirmação também está correta. É importante delimitar um conjunto específico de informações que serão apresentadas no parágrafo. III. O parágrafo deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa afirmação está correta. Um parágrafo geralmente é composto por uma introdução, que apresenta o tema, o desenvolvimento, que explora e argumenta sobre o tema, e uma conclusão, que resume as ideias apresentadas. IV. Deve-se evitar construir parágrafos com apenas um período. Essa afirmação está correta. Geralmente, um parágrafo deve ter mais de um período para desenvolver adequadamente as ideias. V. O parágrafo deverá ter, no mínimo, 3 períodos: o primeiro período será a conclusão e o desenvolvimento simultaneamente. Essa afirmação está incorreta. Um parágrafo pode ter mais ou menos de 3 períodos, e o primeiro período não deve ser a conclusão e o desenvolvimento simultaneamente. A conclusão geralmente é apresentada no final do parágrafo. Portanto, as afirmações corretas são: I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais