Buscar

Quais os principais tipos de adaptações celulares podemos observar em resposta aos estímulos agressivos. Cite-os e defina-os.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Em resposta a estímulos agressivos, as células podem apresentar diferentes tipos de adaptações. Alguns dos principais tipos de adaptações celulares são: 1. Hipertrofia: é o aumento do tamanho das células, resultando em um aumento do tamanho do órgão ou tecido. Isso ocorre devido ao aumento da síntese de proteínas e do número de organelas. 2. Hiperplasia: é o aumento do número de células em um órgão ou tecido. Pode ocorrer devido a um estímulo fisiológico, como o crescimento do útero durante a gravidez, ou um estímulo patológico, como a hiperplasia benigna da próstata. 3. Atrofia: é a diminuição do tamanho das células e do órgão ou tecido como um todo. Pode ser causada por falta de uso, diminuição do suprimento sanguíneo, falta de nutrientes ou estímulos hormonais. 4. Metaplasia: é a substituição de um tipo de célula por outro tipo de célula. Isso ocorre como uma resposta adaptativa a um estímulo crônico ou persistente. Um exemplo comum é a metaplasia escamosa do epitélio respiratório em resposta ao tabagismo. 5. Displasia: é uma alteração no tamanho, forma e organização das células, geralmente associada a um estímulo agressivo crônico. A displasia pode ser um estágio pré-canceroso, indicando um risco aumentado de desenvolvimento de câncer. Essas são algumas das principais adaptações celulares que podem ocorrer em resposta a estímulos agressivos. É importante ressaltar que essas adaptações podem ser reversíveis ou irreversíveis, dependendo da natureza do estímulo e da capacidade de recuperação das células.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais