Buscar

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA nasceram para fazer cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que ...

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA nasceram para fazer cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que contempla a Educação de Jovens e Adultos, considerando a educação como direito social à cidadania. Nesse sentido, a mencionada lei determina: oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola (BRASIL, 1996). Isso significa dizer que:


a) O ensino da EJA deve proporcionar condições e meios para que os alunos se tornem sujeitos competitivos no processo de apropriação do saber.
b) O ensino da EJA deve proporcionar condições e meios para que os alunos se tornem sujeitos passivos no processo de apropriação do saber.
c) A prática pedagógica da EJA deve ser individualizada na perspectiva da transmissão, exigindo dos adultos a concentração absoluta no conteúdo que é transmitido, visando à sua assimilação.
d) É necessário reconhecer que a EJA tem um encaminhamento metodológico específico, que respeita o adulto como tal. As atividades desenvolvidas devem ser direcionadas a essa modalidade, assim como a apresentação dos conteúdos propostos e discutidos, que precisam ser do âmbito da vivência do adulto.
e) É fundamental que o ambiente escolar da EJA envolva situações que estimulem a memorização, pois nessa etapa da vida, é mais difícil o adulto se apropriar do conhecimento.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos EJA - 1
16 pág.

Fundamentos de Eja Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que contempla a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA foram criadas para garantir a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades. Além disso, a lei também determina que sejam garantidas condições de acesso e permanência na escola para os trabalhadores. Portanto, a alternativa correta é a letra d) É necessário reconhecer que a EJA tem um encaminhamento metodológico específico, que respeita o adulto como tal. As atividades desenvolvidas devem ser direcionadas a essa modalidade, assim como a apresentação dos conteúdos propostos e discutidos, que precisam ser do âmbito da vivência do adulto.

0
Dislike0
User badge image

Fran Floriano

As Diretrizes curriculares
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais