Buscar

“Khammu-rabi, rei da Babilônia no 18º século A.C., estendeu grandemente o seu império e governou uma confederação de cidades-estado. Erigiu, no fin...

“Khammu-rabi, rei da Babilônia no 18º século A.C., estendeu grandemente o seu império e governou uma confederação de cidades-estado. Erigiu, no final do seu reinado, uma enorme ‘estela’ em diorito, na qual ele é retratado recebendo a insígnia do reinado e da justiça do rei Marduk. Abaixo mandou escreverem 21 colunas, 282 cláusulas que ficaram conhecidas como Código de Hamurábi (embora abrangesse também antigas leis)”. In: Código de Hamurábi. Considerando o seu Prólogo e a perspectiva dos Direitos Humanos, pode-se dizer que, ao estabelecer um sistema jurídico que imprimisse ordem à civilização babilônica, o Código de Hamurábi visava:

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O Código de Hamurábi visava estabelecer um sistema jurídico que imprimisse ordem à civilização babilônica. Ele tinha como objetivo principal promover a justiça e a igualdade perante a lei, além de regular as relações sociais e econômicas. No entanto, é importante ressaltar que, do ponto de vista dos Direitos Humanos, o Código de Hamurábi apresentava algumas características que não se alinhavam com os princípios modernos de igualdade e dignidade humana.

0
Dislike0
User badge image

eliete lopes

Luís Roberto Barroso, na obra A dignidade da pessoa humana no Direito Constitucional Contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial (2014, pag. 72), diz que: “grosso modo, esta é a minha concepção minimalista: a dignidade da pessoa humana identifica. 1. O valor intrínseco de todos os seres humanos; assim como 2. A autonomia de cada indivíduo; e 3. Limitada por algumas restrições legítimas impostas a ela em nome de valores sociais ou interesses estatais (valor comunitário) ”. À luz do Texto Constitucional de 1988, a dignidade da pessoa humana classifica-se como: 

Grupo de escolhas da pergunta



Princípio regente da República Federativa do Brasil em suas relações internacionais.


Fundamento da República Federativa do Brasil.


Direito Fundamental Social.


Direito difuso supraconstitucional.


Objetivo Fundamental da República Federativa do Brasil.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais