Na equação y=Ae3t+Be6t=−3+−6 os valores 3 e 6 são as raízes da equação característica. Sabendo disso é correto afirmar que a equação diferencial que possui essa equação como solução é:
a. y′′−9y′+18y=0″−9′+18=0 b. y′′−3y′+6y=0″−3′+6=0 c. y′′−6y′+3y=0″−6′+3=0 d. y′′−9y′−18y=0″−9′−18=0
a. Que a velocidade terminal é 11m/s b. Que as soluções divergem da velocidade mínima de 13m/s c. Que as soluções convergem para a velocidade máxima de 13m/s d. Que a velocidade máxima é 15m/s
A equação diferencial de primeira ordem para um corpo em queda é dada por dvdt=g−γvm, onde g é a gravidade do local v é a velocidade, m é a massa e γ é o coeficiente de arrasto. Já a equação diferencial de primeira ordem dpdt=rp−k se refere a um sistema presa predador onde r é a taxa constante de reprodução, p é a população atual e k é a taxa de mortalidade da espécie. Nestas condições é correto afirmar que:
a. A equação dvdt=g−γvm converge para uma posição de equilíbrio e a equação dpdt=rp−k diverge de uma posição de equilíbrio. b. A equação dpdt=rp−k converge para uma posição de equilíbrio e a equação dvdt=g−γvm diverge de uma posição de equilíbrio.