Buscar

Convenção de Sinais Vamos convencionar os sinais de N, Q e M da seguinte forma: Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares a seu ...

Convenção de Sinais
Vamos convencionar os sinais de N, Q e M da seguinte forma:
Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares a seu eixo longitudinal são denominados vigas. Vigas são classificadas de acordo com o modo como são apoiadas.
As funções de cisalhamento (cortante) e momento podem ser representadas em gráficos denominados diagramas de esforço cortante (V ou Q) e momento fletor (M). Direções positivas indicam que o cortante provoca uma rotação em sentido horário e o fletor traciona a parte de baixo da seção.


Essa pergunta também está no material:

Mecânica dos Sólidos 2 (2)
197 pág.

Mecânica dos Sólidos II Instituto Federal FluminenseInstituto Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A convenção de sinais para os elementos N, Q e M é a seguinte: - N: Representa a força normal ou axial. É considerado positivo quando atua no sentido de tração e negativo quando atua no sentido de compressão. - Q: Representa o esforço cortante ou cisalhamento. É considerado positivo quando atua no sentido horário e negativo quando atua no sentido anti-horário. - M: Representa o momento fletor. É considerado positivo quando provoca uma rotação no sentido horário e negativo quando provoca uma rotação no sentido anti-horário. Essa convenção de sinais é utilizada para representar os diagramas de esforço cortante (V ou Q) e momento fletor (M) em vigas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais