Buscar

Acerca da invalidade do negócio jurídico, apresente 3 distinções da nulidade (invalidade absoluta) e anulabilidade (invalidade relativa).

Essa pergunta também está no material:

AITIVIDADE - DIREITO CIVIL
6 pág.

Direito Civil I Faculdade de Ensino Superior do Centro do ParanáFaculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Vou apresentar três distinções entre a nulidade (invalidade absoluta) e a anulabilidade (invalidade relativa) de um negócio jurídico: 1. Efeito retroativo: A nulidade possui efeito retroativo, ou seja, o negócio é considerado inválido desde o momento de sua celebração, como se nunca tivesse existido. Já a anulabilidade possui efeito ex nunc, ou seja, o negócio é válido até que seja anulado, produzindo efeitos até o momento da anulação. 2. Legitimação para a ação: Na nulidade, qualquer pessoa interessada ou o Ministério Público pode alegar a invalidade do negócio jurídico. Já na anulabilidade, apenas a parte prejudicada ou seu representante legal pode requerer a anulação. 3. Prazo para alegação: A nulidade não possui prazo para ser alegada, podendo ser declarada a qualquer momento. Já a anulabilidade possui um prazo para ser alegada, que varia de acordo com o tipo de negócio jurídico e a legislação aplicável. É importante ressaltar que essas são apenas algumas distinções entre a nulidade e a anulabilidade, e que cada caso deve ser analisado de acordo com a legislação específica e os princípios do direito.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais