Buscar

9. ¿Por qué el agar MacConkey y el agar TSI (hierro con triple glúcido) son utilizados para obtener bacterias entéricas?

Essa pergunta também está no material:

TALLER ENTEROBACTERIAS
5 pág.

Microbiologia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O agar MacConkey e o agar TSI (triple sugar iron) são utilizados para obter bactérias entéricas por causa de suas propriedades seletivas e diferenciais. O agar MacConkey é seletivo para bactérias entéricas, pois contém sais biliares e cristal violeta, que inibem o crescimento de bactérias Gram-positivas. Além disso, possui lactose como fonte de carboidrato fermentável. As bactérias entéricas que fermentam a lactose produzem ácido, o que resulta em uma mudança de cor do meio, indicando a presença dessas bactérias. Já o agar TSI é um meio diferencial que permite a identificação de bactérias entéricas com base em sua capacidade de fermentar diferentes açúcares, como a glicose, lactose e sacarose. Além disso, o meio contém sulfato de ferro, que reage com o ácido produzido pela fermentação, formando um precipitado negro (sulfeto de ferro), indicando a produção de ácido sulfídrico. Essas características permitem a distinção entre diferentes espécies de bactérias entéricas. Portanto, o agar MacConkey e o agar TSI são utilizados para obter bactérias entéricas devido à sua seletividade e capacidade de diferenciar essas bactérias com base em suas características metabólicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais