Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Administração Pública

Colégio Objetivo
Acerca da evolução do Orçamento Público, assinale a alternativa correta.


a. O orçamento surge como forma de consolidar e fortalecer o poder do monarca, soberano absoluto, sobre o órgão representante do povo.
b. O desenvolvimento do orçamento público está relacionado ao controle do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo.
c. O Brasil teve seu primeiro orçamento após a sua independência.
d. Durante o Regime Militar, o orçamento era elaborado e aprovado pelo próprio Poder Executivo, não necessitando de autorização legislativa, uma vez que o país vivia sob uma ditadura.
e. No Brasil, o período de 1964 a 1984 foi marcado pelo fortalecimento do processo orçamentário, com ampla participação do Congresso Nacional no aprimoramento da proposta encaminhada pelo Poder Executivo, prezando pelos princípios do planejamento público, da transparência das contas governamentais.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) O desenvolvimento do orçamento público está relacionado ao controle do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo. Isso ocorre porque o orçamento público é uma ferramenta de controle e planejamento das finanças do Estado, e cabe ao Poder Legislativo a responsabilidade de aprovar e fiscalizar a execução do orçamento, garantindo a transparência e a adequada utilização dos recursos públicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conceito de orçamento público pode ser analisado sob diferentes perspectivas. Considerando a abordagem apresentada por Pascoal (2005), relacione as assertivas abaixo com os diferentes aspectos do orçamento.

O orçamento é discutido e aprovado pelo Congresso Nacional, órgão representativo do povo, levando-se em consideração as necessidades coletivas.
Otimização dos recursos financeiros do Estado, por meio do aumento ou redução dos gastos públicos.
Obrigatoriedade de observação das regras para a elaboração e execução orçamentária, como classificações das receitas e despesas.

Em relação às Técnicas Orçamentárias, julgue as afirmativas abaixo em Verdadeiro (V) ou falso (F).


A principal função do Orçamento Clássico é propiciar o controle político sobre as finanças públicas, buscando o equilíbrio entre receitas e despesas e evitando a expansão descontrolada dos gastos
O Orçamento Participativo caracteriza-se por uma participação indireta e efetiva da população na elaboração da proposta orçamentária do governo. Por uma decisão de governo, a sociedade civil é consultada quando da definição de metas e programas prioritários.
O orçamento Base Zero tem como uma de suas características a análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente.
O Orçamento de Desempenho constitui peça intimamente associada ao planejamento, traduzindo amplamente o plano de trabalho do governo, com a indicação dos programas e das ações a serem realizadas.

Relacione as funções orçamentárias abaixo.


A demanda social pela melhoria da mobilidade urbana tenderá a eleger candidatos comprometidos com o aumento dos investimentos na área de infraestrutura de transportes urbanos, os quais deverão alocar maiores volumes de recursos orçamentários em despesas relacionadas com esta política pública.
Alocativa
A concessão de Bolsa Família para as pessoas de baixa renda, custeadas por meio dos tributos pagos pela sociedade, inclusive por cidadãos que não recebem esse benefício.
Distributiva
A decisão do governo em reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, que incide diretamente na produção de eletrodomésticos e em seu preço final. É uma forma de estimular o consumo, estabilizando os níveis de emprego e promovendo o crescimento econômico do país.
Estabilizadora

A respeito dos fundamentos legais do orçamento público no Brasil, julgue em Verdadeira (V) ou Falsa (F) as afirmativas a seguir:

A devolução da prerrogativa do Poder Legislativo de propor emendas ao orçamento foi uma das inovações da Constituição Federal de 1988.
A Constituição de 1988 previu a criação de um Lei Complementar para dispor sobre o exercício financeiro, a vi

A respeito dos fundamentos legais do orçamento público no Brasil, julgue as seguintes assertivas:

Uma das inovações da Constituição Federal de 1988 foi a devolução ao Poder Legislativo da prerrogativa de propor emendas ao orçamento.
A Constituição de 1998 previu a criação de um Lei Complementar para dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização das leis orçamentárias, dando origem à Lei de Finanças atualmente vigente.
A Lei 4.320/64 criou a “regra de ouro”, que veda a realização de operações de crédito que excedam o total das despesas de capital, inclusive as decorrentes de créditos suplementares e especiais.
O Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, previsto na Lei 10.180/01, é formado pelo órgão central, órgãos setoriais e órgãos específicos.
Apesar de as Unidades Orçamentárias não integrarem o Sistema de Planejamento e Orçamento, elas desempenham papel de coordenação do processo de elaboração orçamentária, estando sujeitas à orientação normativa e supervisão do órgão central e do seu respectivo órgão setorial.

Mais conteúdos dessa disciplina