Buscar

Um dos objetivos do branqueamento curricular é fazer com que não percebamos o racismo existente na sociedade brasileira – não obstante, costumamos ...

Um dos objetivos do branqueamento curricular é fazer com que não percebamos o racismo existente na sociedade brasileira – não obstante, costumamos escutar que o brasileiro não é racista e o racismo está nos olhos de quem vê. Para tanto, todo esse branqueamento curricular é histórico e se dá desde as primeiras escolas no Brasil. A discussão sobre esta formação escolar está em pauta contemporaneamente por diversos motivos, dentre eles, podemos citar:


Que são discussões que não trarão melhorias para o cotidiano escolar, podendo prejudicar ainda mais o ensino brasileiro e ocasionar perdas irreparáveis aos jovens.
Acatar todas as novas discussões, em detrimento do ensino regular oficial, sem a necessidade de seguir os Parâmetros Curriculares Nacionais.
O empoderamento que os movimentos sociais estão propiciando às pessoas negras (e também o olhar crítico aos brancos) para que compreendam que é necessário debater um outro curriculum escolar.
Não cabe à escola entrar nesta seara de discussão por ser algo relacionado aos movimentos sociais, não podendo influenciar o cotidiano e a ordem do sistema escolar.
Ignorar as demandas sociais contemporâneas por não fazer parte da escola, sim de grupos minoritários que em nada influenciariam positivamente a formação escolar discente.

Essa pergunta também está no material:

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS TESTE 1e 2e3
29 pág.

Unisanta Universidade Santa CecíliaUniversidade Santa Cecília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O branqueamento curricular é uma prática que busca ocultar ou minimizar a presença e a importância da cultura e história afro-brasileira no currículo escolar. Essa prática contribui para a perpetuação do racismo estrutural na sociedade brasileira, pois nega a diversidade étnico-racial do país e reforça estereótipos e preconceitos. A discussão sobre a formação escolar e a inclusão de conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileira é importante e necessária. Ela visa promover uma educação mais inclusiva, que valorize a diversidade e combata o racismo. O empoderamento proporcionado pelos movimentos sociais às pessoas negras e o olhar crítico em relação aos brancos são fundamentais para que se compreenda a necessidade de debater um currículo escolar mais plural e representativo. É importante que a escola esteja aberta a essas discussões e que os Parâmetros Curriculares Nacionais sejam seguidos, garantindo uma educação de qualidade e que promova a igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Ignorar as demandas sociais contemporâneas e não abordar essas questões no ambiente escolar é negar a realidade e não contribuir para uma formação escolar mais inclusiva e cidadã.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais