Buscar

Além das regras de equivalência, o processo de dedução lógica também possui as regras de inferência. Na inferência, dada uma determinada fbf, ela p...

Além das regras de equivalência, o processo de dedução lógica também possui as regras de inferência. Na inferência, dada uma determinada fbf, ela poderá ser substituída por outra que atenda a regra de inferência.

 

Considere as proposições:

 

P: João é autor.

Q: Livro é romance.

R: Livro é best-seller.

 

Dentro desse contexto, analise as afirmações.

 

I. Pelo Modus Ponens temos: Se João é autor, então o livro é romance. O livro não é romance. Então conclui-se que o João não é autor.

II. Pelo Silogismo Hipotético, temos: Se João é autor, então o livro é romance. Se o livro é romance, então o livro é best-seller. Então pode-se concluir que: Se o João é autor, o livro é best-seller.

III. Pelo Modus Tollens, temos: Se o livro é romance então o livro é best-seller. O livro não é romance. Então conclui-se que o livro não é best-seller.

EStá correto o que se afirma em


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas: I. Pelo Modus Ponens temos: Se João é autor, então o livro é romance. O livro não é romance. Então conclui-se que João não é autor. Essa afirmação está correta. O Modus Ponens é uma regra de inferência que permite concluir que se uma proposição condicional é verdadeira e sua antecedente é verdadeira, então sua consequente também é verdadeira. Nesse caso, se João é autor e o livro não é romance, podemos concluir que João não é autor. II. Pelo Silogismo Hipotético, temos: Se João é autor, então o livro é romance. Se o livro é romance, então o livro é best-seller. Então pode-se concluir que: Se João é autor, o livro é best-seller. Essa afirmação também está correta. O Silogismo Hipotético é uma regra de inferência que permite concluir que se uma proposição condicional é verdadeira e sua consequente é verdadeira, então sua antecedente também é verdadeira. Nesse caso, se João é autor e o livro é romance, podemos concluir que o livro é best-seller. III. Pelo Modus Tollens, temos: Se o livro é romance, então o livro é best-seller. O livro não é romance. Então conclui-se que o livro não é best-seller. Essa afirmação está incorreta. O Modus Tollens é uma regra de inferência que permite concluir que se uma proposição condicional é verdadeira e sua consequente é falsa, então sua antecedente também é falsa. Nesse caso, se o livro é romance e o livro não é best-seller, não podemos concluir que o livro não é romance. Portanto, está correto o que se afirma em I e II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais