Buscar

IDBI/2016 - adaptada) No Brasil, as instituições de saúde constituem um novo campo de atuação para os psicólogos. O crescente interesse pela atuaçã...

IDBI/2016 - adaptada) No Brasil, as instituições de saúde constituem um novo campo de atuação para os psicólogos. O crescente interesse pela atuação nessa área específica surge da necessidade de entender e pensar o processo saúde/doença numa dimensão psicossocial e de compreender e intervir sobre os contextos do indivíduo ou grupos, expostos a diferentes doenças e condições de saúde impróprias.

Sobre conceito de psicossomática, marque a alternativa correta.

 A intervenção de psicossomática em Centros de Saúde e Hospitais deve levar em consideração apenas uma dupla dimensão de intervenção: os pacientes e seus familiares.

A psicossomática pode ser definida como um conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais específicas da medicina, utilizadas para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento das doenças, identificação da etiologia e diagnóstico (de problemas) mas não estão relacionados doença em si e disfunções, para a análise do sistema de atenção à saúde e formação de políticas de saúde.

A psicossomática abarca três dimensões: dimensão psicológica da doença, relação entre médico e paciente, já procedimentos terapêuticos.

A atuação do psicólogo na área de psicossomática pode ser centrada na promoção da saúde e prevenção de doença, nos serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes, sendo focada somente na área assistencial, não havendo as vertentes da pesquisa e do ensino.

A psicossomática é uma área mais antiga, desenvolvida principalmente a partir da década de 30, que se caracteriza apenas pelo atendimento nas unidades básicas de saúde e cujas pesquisas e aplicações, respectivamente, visam a compreender e atuar sobre a inter-relação entre comportamento e saúde e comportamento e doenças.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais