Buscar

“A divisão entre os sexos parece estar ‘na ordem das coisas’, como se diz por vezes para falar do que é normal, natural, a ponto de ser inevitável:...

“A divisão entre os sexos parece estar ‘na ordem das coisas’, como se diz por vezes para falar do que é normal, natural, a ponto de ser inevitável: ela está presente, ao mesmo tempo, em estado objetivado nas coisas (na casa, por exemplo, cujas partes são todas ‘sexuadas’), em todo o mundo social e, em estado incorporado, nos corpos e nos habitus dos agentes, funcionando como sistemas de esquemas de percepção, de pensamento e de ação. [...] Essa experiência apreende o mundo social e suas arbitrárias divisões, a começar pela divisão socialmente construída entre os sexos, como naturais, evidentes, e adquire, assim, todo um reconhecimento de legitimação” (Bourdieu, 2007, p. 17).



Fonte: Bourdieu, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais e o trecho citado acima, análise as afirmações abaixo, acerca das relações de poder que são construídas a partir do gênero:



I. As relações de poder construídas com base no gênero constituem uma força de ordenação social que não apenas categoriza os corpos a partir de uma lógica binária – a do feminino/masculino –, mas também hierarquiza tais corpos, dando privilégio ao masculino.



II. As relações de poder construídas com base no gênero são especialmente visíveis nas esferas privadas – as da casa, da família e do parentesco –, mas seus efeitos são anulados na escala internacional, dado o predomínio dos Estados nacionais como atores principais dessa esfera.



III. As relações de poder entre homens e mulheres são sustentadas por instituições sociais patriarcais e reforçadas por uma visão de mundo androcêntrica que naturaliza as desigualdades de gênero.



IV. Pensar a realidade internacional a partir do feminismo significa analisar o papel do androcentrismo e do patriarcado na configuração dos fenômenos da política global, bem como na moldagem dos conceitos e teorias utilizados para analisar tais fenômenos.



Agora, assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:

AApenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.BApenas as afirmativas I e III estão corretas.CApenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.DApenas as afirmativas I e IV estão corretas.EApenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais