Buscar

Quando acetil-CoA produzido durante a β-oxidação no fígado excede a capacidade do ciclo do ácido cítrico, o excesso de acetil-CoA forma corpos cetô...

Quando acetil-CoA produzido durante a β-oxidação no fígado excede a capacidade do ciclo do ácido cítrico, o excesso de acetil-CoA forma corpos cetônicos. Isso ocorre em diabetes grave não controlada: já que os tecidos não podem usar glicose, eles oxidam grandes quantidades de ácidos graxos. Apesar do acetil-CoA não ser tóxico, a mitocôndria deve desviar o acetil-CoA em corpos cetônicos. Qual problema surgiria se o acetil-CoA não fosse convertido a corpos cetônicos?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Se o acetil-CoA não fosse convertido em corpos cetônicos, haveria um acúmulo excessivo de acetil-CoA no fígado. Isso poderia levar a um desequilíbrio metabólico, pois o ciclo do ácido cítrico não seria capaz de processar todo o acetil-CoA produzido durante a β-oxidação. Além disso, o excesso de acetil-CoA poderia interferir em outras vias metabólicas, como a gliconeogênese, afetando a produção de glicose a partir de outras fontes além da glicose.

0
Dislike0
User badge image

Massimo Olduini

R.: Uma vez que o reservatório de CoA mitocondrial é pequeno, esta deve ser reciclada a partir de acetil-CoA via a formação de corpos cetônicos. Isso permite o funcionamento da via da b-oxidação, necessária para a produção de energia.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais