Buscar

3. Nem todos os pacientes com sintomas respiratórios poderão ser tratados em farmácias comunitárias. Apresente sinais e sintomas que, caso presente...

3. Nem todos os pacientes com sintomas respiratórios poderão ser tratados em farmácias comunitárias. Apresente sinais e sintomas que, caso presentes, deverão ser encaminhados para o profissional médico.

Casos em que os espirros e congestão nasal durem mais que 10 dias; tosse que dure mais de 3 semanas; espirros que sejam acompanhados de rinorreia aquosa, lacrimejamento e prurido nasal persistente; tosse noturna recorrente ou tosse seca que piora ao deitar; quando os sintomas estão intensos ao ponto de impedir a realização das atividades diárias; tabagistas que estejam tossindo por mais de 14 dias; presença de corpo estranho nas vias aéreas; tosse com secreção excessiva (aspecto purulento, fétido e/ou com sangue e com coloração amarelada, esverdeada ou marrom) e/ou persistente por mais de 14 dias; presença de dispneia; sensação de aperto no peito; sibilância; dor de garganta moderada a grave; febre acima de 38ºC por mais de 24 horas; artralgia; dor de ouvido; otorreia; redução da audição e/ou tontura; dor facial grave ou moderada que pioram com a movimentação da cabeça; halitose; dor de cabeça por mais de 15 dias; casos em que os pacientes sejam crianças menores de 2 anos, gestantes ou lactantes e idosos frágeis; pacientes que tenham asma, DPOC, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, taquipneia ou dor torácica; pacientes com histórico de uso contínuo de medicamentos que possam causar tosse, descongestionantes nasais, entre outros.

Essa pergunta também está no material:

Problemas de saúde autolimitados
6 pág.

Semiologia Básica Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os sinais e sintomas que, caso estejam presentes, devem ser encaminhados para o profissional médico são: - Espirros e congestão nasal que duram mais de 10 dias; - Tosse que dura mais de 3 semanas; - Espirros acompanhados de rinorreia aquosa, lacrimejamento e prurido nasal persistente; - Tosse noturna recorrente ou tosse seca que piora ao deitar; - Sintomas intensos ao ponto de impedir a realização das atividades diárias; - Tosse persistente por mais de 14 dias em tabagistas; - Presença de corpo estranho nas vias aéreas; - Tosse com secreção excessiva (aspecto purulento, fétido e/ou com sangue e com coloração amarelada, esverdeada ou marrom) e/ou persistente por mais de 14 dias; - Presença de dispneia; - Sensação de aperto no peito; - Sibilância; - Dor de garganta moderada a grave; - Febre acima de 38ºC por mais de 24 horas; - Artralgia; - Dor de ouvido; - Otorreia; - Redução da audição e/ou tontura; - Dor facial grave ou moderada que piora com a movimentação da cabeça; - Halitose; - Dor de cabeça por mais de 15 dias; - Pacientes crianças menores de 2 anos, gestantes ou lactantes; - Pacientes idosos frágeis; - Pacientes com asma, DPOC, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, taquipneia ou dor torácica; - Pacientes com histórico de uso contínuo de medicamentos que possam causar tosse, descongestionantes nasais, entre outros. É importante lembrar que esses são apenas alguns exemplos e que cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional médico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais