Buscar

O departamento de desenvolvimento de produtos da Matsushita trabalhava intensamente em uma nova máquina doméstica de fazer pão. No entanto, enfrent...

O departamento de desenvolvimento de produtos da Matsushita trabalhava intensamente em uma nova máquina doméstica de fazer pão. No entanto, enfrentava um problema: a máquina não batia a massa adequadamente. Por isso, a crosta do pão queimava e o miolo ficava cru. Houve algumas tentativas de resolver o problema, mas nada funcionou. A solução começou a surgir quando Ikuko Tanaka, engenheira e responsável pelo software da máquina, se propôs a aprender como bater a massa de pão com o chefe dos padeiros do Osaka International Hotel e utilizar esse conhecimento para sanar o problema detectado. A criação do conhecimento que viria a solucionar o problema da máquina doméstica de fazer pães ocorreu por meio de quatro processos de conversão dos dois tipos de conhecimento: tácito e explícito (Adaptado de BATISTA, 2015). Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. No caso da Matsushita, a “socialização” se dá quando Tanaka aprende os segredos tácitos do padeiro do Osaka International Hotel.
II. A “externalização” acontece quando ela traduz tais segredos em conhecimento explícito. Com isso, o conhecimento pessoal é disponibilizado para os membros da sua equipe e para outros colaboradores da empresa.
III. No processo da “combinação”, a equipe do projeto padroniza esse conhecimento e elabora um manual sobre como fazer a máquina doméstica de fazer pão.
IV. Na “internalização”, Tanaka e os membros da equipe do projeto ampliam sua base de conhecimento tácito com a experiência de criar um novo produto. Eles aprendem como fabricar uma máquina doméstica capaz de produzir pão com qualidade semelhante a de um padeiro profissional.
a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - UNID03-TENT02
4 pág.

Gestão do Conhecimento e Tecnologia Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais