Buscar

A teoria de Emília Ferreiro (1999) propõe explicar o processo de construção da linguagem escrita pela criança. Nível pré-silábico: as partes da es...

A teoria de Emília Ferreiro (1999) propõe explicar o processo de construção da linguagem escrita pela criança.


Nível pré-silábico: as partes da escrita não correspondem às partes do nome. Fase gráfica primitiva – símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. As crianças escrevem letras, bolinhas e números, como se soubessem escrever, sem uma preocupação com as propriedades sonoras da escrita.


Nível silábico: compreensão de que a quantidade de letras com que vai escrever uma palavra pode ter correspondência com a quantidade de partes que se reconhece na emissão oral.


Nível silábico alfabético: correspondência entre sons e grafias: silábica (sílaba é o som produzido por uma só emissão de voz) e alfabética (análise fonética e/ou análise dos fonemas, que são os elementos sonoros da linguagem e têm nas letras o seu correspondente). Nível alfabético: correspondência entre fonemas e grafias.


A respeito dessa teoria, analise os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A teoria de Emília Ferreiro (1999) propõe explicar o processo de construção da linguagem escrita pela criança. Ela descreve diferentes níveis de desenvolvimento da escrita: 1. Nível pré-silábico: as partes da escrita não correspondem às partes do nome. Nessa fase, as crianças utilizam símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. Elas escrevem letras, bolinhas e números, sem se preocupar com as propriedades sonoras da escrita. 2. Nível silábico: as crianças compreendem que a quantidade de letras com que vão escrever uma palavra pode ter correspondência com a quantidade de partes que reconhecem na emissão oral. 3. Nível silábico alfabético: há correspondência entre sons e grafias, tanto silábicas (sílaba é o som produzido por uma só emissão de voz) quanto alfabéticas (análise fonética e/ou análise dos fonemas, que são os elementos sonoros da linguagem e têm nas letras o seu correspondente). 4. Nível alfabético: há correspondência direta entre fonemas e grafias. A alternativa correta dependerá dos itens apresentados para análise. Por favor, forneça os itens para que eu possa ajudá-lo a identificar a alternativa correta.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais