Buscar

Leia o fragmento de texto: "No início do século XIX, Lavoisier demonstrou a importância de desenvolver leis químicas quantitativas e enunciou o pr...

Leia o fragmento de texto:
"No início do século XIX, Lavoisier demonstrou a importância de desenvolver leis químicas quantitativas e enunciou o princípio de conservação das massas, segundo o qual, durante o processo químico, ocorrem transformações das substâncias reagentes em outras substâncias sem que haja perdas nem ganhos de matéria. Desse modo, todos os átomos das substâncias reagentes devem ser encontrados nas moléculas dos produtos, nas quais eles estão combinados de outra forma. Lavoisier também propôs que deve ocorrer uma conservação das cargas elétricas e que a carga total dos produtos deve ser igual à carga total dos reagentes."


A) A natureza da luz foi o foco de muitas pesquisas durante o século XVII. Newton defendia sua natureza corpuscular, mas outros pesquisadores, entre eles Huygens, argumentavam que a luz seria proveniente de vibrações que ocorrem no meio, assim como o som. [...] A resposta a essa situação proveio de Einstein, quando propôs que a luz tem natureza dual, ou seja, ela não é apenas formada por partículas e também não se caracteriza apenas por se propagar como uma onda: as duas características constituem sua natureza." (livro-base, p.21-24)
B) Raios gama, assim como os raios X, são radiações eletromagnéticas, que não possuem carga, nem massa. Estas radiações, exatamente como a luz visível, propagam-se na forma de “pacotes” de energia, denominados fótons. Cada fóton corresponde a um valor fundamental de energia, o quantum. São bastante penetrantes e provocam ionização de forma indireta. Três efeitos, decorrentes destes tipos de radiações, podem ocorrer na interação com a matéria: o efeito fotoelétrico, o efeito Compton e a produção de pares. A energia de cada fóton e o número atômico do material onde está penetrando é que determinam o tipo de interação predominante."
C) Bohr também utilizou a teoria quântica e, em 1913, explicou seu modelo atômico por meio dela. Além desses trabalhos, que foram os que mais ganharam destaque no início do século XX, foram publicados diversos outros alicerçados na teoria de Planck. Esses trabalhos são as bases da antiga mecânica quântica, que perdurou de 1900 até a década de 1920. Louis de Broglie, em 1924, propôs a hipótese da dualidade onda-partícula, considerada o ponto de partida de uma variante mais sofisticada e completa da mecânica quântica, que passou a ser chamada nova mecânica quântica ou nova física." livro-base, p. 54.

Essa pergunta também está no material:

APOL 1 Química Quântica30 100
43 pág.

Química Quântica Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) A natureza da luz foi o foco de muitas pesquisas durante o século XVII. Newton defendia sua natureza corpuscular, mas outros pesquisadores, entre eles Huygens, argumentavam que a luz seria proveniente de vibrações que ocorrem no meio, assim como o som. A resposta a essa situação proveio de Einstein, quando propôs que a luz tem natureza dual, ou seja, ela não é apenas formada por partículas e também não se caracteriza apenas por se propagar como uma onda: as duas características constituem sua natureza.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais