Buscar

CLÁUSULA DE ELEIÇÃO DE FORO CONTRATUAL Por meio desta cláusula será indicado qual o local onde serão resolvidas as disputas decorrentes do contrato...

CLÁUSULA DE ELEIÇÃO DE FORO CONTRATUAL
Por meio desta cláusula será indicado qual o local onde serão resolvidas as disputas decorrentes do contrato. Em geral, o foro é o mesmo local em que a sociedade possui a sede ou onde desenvolve suas atividades. Também é possível aqui optar pelo recurso à arbitragem comercial, indicando qual seria o tribunal arbitral e as regras aplicáveis às disputas envolvendo o contrato social.
No caso das arbitragens comerciais, não é incomum que o tribunal escolhido pelas partes seja um tribunal estrangeiro, uma vez que, para determinados temas e setores, existem tribunais e câmaras internacionais arbitrais altamente especializados. Se for o caso da opção pela arbitragem, também é o momento de indicar como serão repartidas as custas do procedimento arbitral, visto que são bem mais caras que as custas judiciais, por exemplo.


Essa pergunta também está no material:

Direito Empresarial - Sociedades regulamentadas no Código Civil
51 pág.

Direito Empresarial I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A cláusula de eleição de foro contratual é uma disposição presente em contratos que determina o local onde serão resolvidas as disputas decorrentes desse contrato. Geralmente, o foro escolhido é o mesmo local onde a empresa tem sua sede ou onde realiza suas atividades. No entanto, também é possível optar pela arbitragem comercial, indicando um tribunal arbitral e as regras aplicáveis às disputas contratuais. No caso da arbitragem comercial, é comum que as partes escolham um tribunal estrangeiro especializado, especialmente em casos que envolvem temas e setores específicos. Nesse momento, também é importante definir como serão divididos os custos do procedimento arbitral, que costumam ser mais altos do que as custas judiciais. É importante ressaltar que a cláusula de eleição de foro contratual deve ser redigida de forma clara e precisa, para evitar interpretações equivocadas e garantir a segurança jurídica das partes envolvidas no contrato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais