Buscar

Antes da escolha das pedras a serem empregadas é necessário avaliar o grau de afiação que teremos que efetuar: se o fio estiver em ordem e somente ...

Antes da escolha das pedras a serem empregadas é necessário avaliar o grau de afiação que teremos que efetuar: se o fio estiver em ordem e somente 'virado', uma chaira resolverá o problema. Sua técnica de utilização é a seguinte: pessoas destras devem segurar a chaira com a mão esquerda e a faca com a direita: em seguida 'esfrega-se', sem aplicar pressão excessiva, o fio da faca contra a chaira, mantendo-se entre elas o mesmo ângulo com que aquela foi anteriormente afiada e efetuando movimentos contínuos por toda a extensão do seu fio e com este deslizando à frente e no sentido do movimento da faca.

É indiferente se a faca é movida do cabo da chaira para sua ponta ou vice-versa. Realmente importante é que a faca seja movida contra o fio, isto é, como se estivéssemos 'fatiando' a superfície da chaira. A cada movimento, a faca deve ser alternadamente 'esfregada' por cima e por baixo da chaira igualando, assim, a operação de assentamento nos dois lados da lâmina. ões especiais preparadas pelos próprios fabricantes das pedras de afiar. izadas sem lubrificante.

A técnica de afiação é bastante simples e lembra o assentamento do fio com chaira: encostar a lâmina na pedra no ângulo desejado e, mantendo esse ângulo, deslizar a faca contra o fio ao longo de toda a pedra, em um movimento já definido como se fôssemos 'fatiá-la'. Em seguida, repetir o mesmo movimento virando a faca de lado e trazendo-a de volta ao ponto de partida. Repetir os movimentos de vaivém até obter o desbaste necessário ou desejado.
Essas operações serão repetidas em todas as outras pedras de diferentes granas a serem utilizadas. No caso de faca com lâmina curva é fundamental acompanhar essa curvatura durante o processo do deslizamento sobre a pedra, de forma a manter o fio sempre contra o sentido do movimento.
Em lâminas de pequeno comprimento, a afiação pode ser efetuada utilizando-se somente uma das mãos para segurar o cabo; naquelas de maior comprimento, deve-se utilizar ambas, sendo uma no cabo e a outra na ponta da lâmina. Assim procedendo teremos duas vantagens: pressão mais uniforme da lâmina sobre a pedra e mais fácil manutenção do ângulo de afiação. A conhecida empresa norte-americana Buck Knives, fabricante de facas de alta qualidade e também de produtos para afiação destas, propõe, além de um ângulo de somente lO graus para suas facas, um sistema de movimentação da peça em afiação diferente daquele que sugerimos e que pode ser mais bem compreendido pela observação da figura.
No processo, a faca é girada diversas vezes no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio; em seguida, esta é virada de lado e repete-se o movimento de girar pelo mesmo número de vezes do anterior; porém agora no sentido dos ponteiros de um relógio. Notem que no sistema sugerido pela Buck a faca, em um mesmo movimento giratório e em qualquer dos seus dois lados, irá deslizar com o fio contra e a favor da pedra. Quando a afiação deve ser considerada terminada? Embora esse seja um ponto de difícil definição, diríamos que a melhor maneira de verificação será testar o corte da lâmina, se possível no mesmo material onde pretendemos utilizá-la.

Caso isso seja impraticável, tratando-se de facas de cozinha, caça, pesca, ou mesmo canivetes convencionais, basta testá-los cortando em tiras uma folha de papel. Embora este seja um teste rudimentar; se a faca efetuar os cortes com facilidade e sem efeito de 'serra', ela estará corretamente afiada.
Alguns especialistas em afiar facas com fios extremamente aguçados costumam complementar a afiação com duas operações adicionais: a) passar o fio da lâmina perpendicularmente sobre um pedaço de madeira de lei, procurando cortar suas fibras e não no sentido delas.

Essa operação colocará o fio em posição absolutamente coincidente com o eixo da faca e b, passar a faca na face de uma tira de couro, em movimentos semelhantes ao da afiação, mas agora com o fio deslizando no sentido do movimento e não contra ele.

Após a


Essa pergunta também está no material:

Como Afiar Corretamente Suas Facas
11 pág.

Cutelaria Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que a descrição da pergunta foi cortada. Por favor, forneça a pergunta completa para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image