Buscar

4. A empresa faz controle de faltas injustificadas para descontar na concessão de férias? Justifique. R: Sim, É que as faltas injustificadas impa...

4. A empresa faz controle de faltas injustificadas para descontar na concessão de férias? Justifique.


R: Sim, É que as faltas injustificadas impactam diretamente o período de férias do colaborador, segundo o artigo 130 da CLT. O trecho fala sobre a proporção das férias concedidas após 12 meses de trabalho. De acordo com a lei, o trabalhador tem direito a:
• 30 dias, se não houver faltado ao serviço mais de 5 vezes durante os 12 meses;
• 24 dias, quando o funcionário tiver entre 6 e 14 faltas;
• 18 dias, quando somar de 15 a 23 faltas;
• 12 dias, quando houver faltado ao serviço de 24 a 32 vezes sem justificativa.
A falta injustificada ainda pode ocasionar a perda do descanso semanal remunerado (DSR), por exemplo, se o colaborador não trabalhar na segunda-feira e não apresentar justificativa, o final de semana anterior pode ser descontado do salário. Por fim, as faltas injustificadas em excesso ainda demonstram uma falta de compromisso do colaborador com o trabalho, o que pode prejudicar sua continuidade na empresa ou ainda suas chances de crescimento dentro do negócio. Em casos mais extremos, as faltas injustificadas podem ainda causar demissão por justa causa.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a empresa faz controle de faltas injustificadas para descontar na concessão de férias. Isso ocorre porque as faltas injustificadas impactam diretamente o período de férias do colaborador, de acordo com o artigo 130 da CLT. A lei estabelece que o trabalhador tem direito a um determinado número de dias de férias com base na quantidade de faltas injustificadas ao longo de um período de 12 meses. Quanto mais faltas injustificadas, menor será o período de férias concedido. Além disso, as faltas injustificadas também podem resultar na perda do descanso semanal remunerado (DSR) e demonstrar falta de compromisso do colaborador com o trabalho, o que pode prejudicar sua continuidade na empresa ou suas chances de crescimento. Em casos mais graves, as faltas injustificadas podem até levar à demissão por justa causa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais