Um dos principais problemas existentes na fundação em que João Paulo trabalha está relacionado à falta de Controle dos processos executados. Ele sabe que isto precisa ser corrigido, logo, deverá: I- Adotar sistemas de Controle preventivos que buscam avaliar o desempenho de um processo após sua realização. II- Utilizar mecanismos de Controle específicos, de nível operacional, cujo foco é o ambiente externo. III- Definir Controles estratégicos que possibilitem avaliar o grau de realização da missão e da visão organizacional. IV- Estabelecer mecanismos de Controle com foco no monitoramento contínuo das atividades para garantir que estas estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos.
Apenas os itens I e II. Apenas os itens II e III. Apenas os itens III e IV. Apenas os itens II e IV.
Como a eficácia tem gerado dúvidas entre os empregados do restaurante Comida Saudável, João Paulo foi convidado para tratar a temática em um treinamento, cujo objetivo é apresentar um modelo eficaz de organização do trabalho. Neste caso, ele deverá citar que a gestão eficaz é aquela que: Circunscreve sua atuação ao controle de gastos. Utiliza de forma ponderada os recursos organizacionais. Foca nos resultados. Concentra-se em evitar desperdícios. A eficiência está ligada ao controle dos gastos e redução do desperdício. Já a eficácia volta-se para os resultados e capacidade de se atingir as metas. Para saber mais, releia o item “Eficiência, eficácia e efetividade”.
Circunscreve sua atuação ao controle de gastos. Utiliza de forma ponderada os recursos organizacionais. Foca nos resultados. Concentra-se em evitar desperdícios.
Está(ão) correto(s): Apenas o item I. Apenas o item II. Apenas os itens I e II. Apenas os itens II e III. Priorizar apenas resultados financeiros não é uma visão da gestão contemporânea que valoriza o pensamento sistêmico e a construção de valor por meio de resultados pluralistas.
Apenas o item I. Apenas o item II. Apenas os itens I e II. Apenas os itens II e III.
A Fundação Excelência em Serviços Ltda. reuniu sua equipe para analisar as principais tendências do ambiente externo e identificar os pontos fortes e fracos existentes na organização. Ao final da análise SWOT, foi observado corretamente pela equipe que: A falta de competência dos administradores é considerada uma ameaça. A mudança da legislação vigente, que exige novas regras para as licitações de todas as organizações do setor, é considerada um ponto fraco. A cultura organizacional de elevado desempenho é considerada uma oportunidade. A capacidade da organização gerenciar seus recursos financeiros é considerada um ponto forte.
A falta de competência dos administradores é considerada uma ameaça. A mudança da legislação vigente, que exige novas regras para as licitações de todas as organizações do setor, é considerada um ponto fraco. A cultura organizacional de elevado desempenho é considerada uma oportunidade. A capacidade da organização gerenciar seus recursos financeiros é considerada um ponto forte.
Na concepção da estrutura organizacional da fundação em que trabalha, João Pedro definiu algumas características, como, por exemplo, o grau de centralização, que corresponde ao: Grau em que funcionários e gerentes têm cargos com estreita amplitude.
Os Controles são procedimentos estabelecidos pela organização, executados diretamente por pessoas ou por meio de sistemas informatizados, para garantir com confiança o atingimento dos objetivos de um negócio. A função Controle, no nível estratégico, ajuda a verificar se atingimos a visão de futuro, o quanto estamos cumprindo a nossa missão e se o direcionamento estratégico escolhido nos permite alcançar os objetivos da organização. O desenho de um sistema de Controle consiste na definição dos parâmetros e ferramentas necessários à coleta, processamento e apresentação das informações sobre o desempenho das atividades organizacionais. Para que seja eficaz, o Controle deve apresentar as seguintes características: I- Ser economicamente viável, já que um sistema de Controle precisa gerar benefícios que compensem os custos envolvidos em seu desenvolvimento e manutenção. II- Precisão, que diz respeito à confiabilidade e validade das informações coletadas e processadas pelo sistema de Controle. III- Flexibilidade, para que o sistema de Controle possa se adaptar facilmente às mudanças e demandas do ambiente organizacional. IV- Ser de fácil implementação, para que a equipe responsável pelo Controle possa colocá-lo em prática rapidamente.
Apenas os itens I e II. Apenas os itens II e III. Apenas os itens III e IV. Apenas os itens II e IV.