Buscar

A crise final da escravidão, no Brasil, deu lugar ao aparecimento de um modelo novo de resistência, a que podemos chamar quilombo abolicionista. No...

A crise final da escravidão, no Brasil, deu lugar ao aparecimento de um modelo novo de resistência, a que podemos chamar quilombo abolicionista. No modelo tradicional de resistência à escravidão, o quilombo-rompimento a tendência dominante era a política do esconderijo e do segredo de guerra. Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia, sua organização interna e suas lideranças de todo tipo de inimigo, curioso ou forasteiro, depois, os historiadores. (SILVA, Eduardo: As Camélias do Leblon e a abolição da escravatura: uma investigação de história cultural. SP: Cia das Letras, 2003. p. 11) Sobre os tipos diferentes de quilombos avalie as assertivas:

A organização quilombola, no período pré-abolição, não era constituída exclusivamente como modelo de resistência belicoso.
As lideranças de ambos os tipos de organização quilombola apontados no texto eram ocupadas por indivíduos de prestígio na sociedade circundante.
III Cada um dos tipos de quilombo, no Brasil, tinha estratégias e finalidades diferentes.
IV Os chamados quilombos abolicionistas eram mais integrados à sociedade circundante, mantendo com ela uma estreita relação.
a) Somente I e III estão corretas.
b) Somente I está correta.
c) I, II e III estão corretas.
d) Somente III está correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa d) Somente III está correta. A afirmativa III afirma que cada tipo de quilombo tinha estratégias e finalidades diferentes, o que é verdadeiro. As demais afirmativas não estão corretas de acordo com o texto apresentado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais