Buscar

É possível propor ação rescisória contra decisões do Juizado Especial? Não é possível propor ação rescisória contra decisões proferidas nos Juiza...

É possível propor ação rescisória contra decisões do Juizado Especial?


Não é possível propor ação rescisória contra decisões proferidas nos Juizados Especiais.
A ação rescisória é um tipo de ação judicial que tem como finalidade desconstituir uma decisão transitada em julgado (decisão final e irrecorrível) proferida em outro processo.
Ela é uma forma de revisão extraordinária da decisão, e geralmente é admitida em situações restritas e previamente estabelecidas pela legislação.
Nos Juizados Especiais, o procedimento é caracterizado pela simplicidade e celeridade, buscando a solução rápida dos conflitos de menor complexidade.
Dessa forma, a legislação que rege os Juizados Especiais não prevê a possibilidade de propor ação rescisória contra suas decisões.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE AVALIATIVA
9 pág.

Civil e Processo Civil Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo! Nas decisões proferidas nos Juizados Especiais, não é possível propor ação rescisória. Isso ocorre porque os Juizados Especiais têm um procedimento simplificado e célere, buscando resolver de forma rápida os conflitos de menor complexidade. A legislação que rege os Juizados Especiais não prevê a possibilidade de propor ação rescisória contra suas decisões.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais