Buscar

A aprendizagem por observação, na Teoria Cognitiva de Aprendizagem, implica que não precisamos passar por todos os processos de aquisição de conhec...

A aprendizagem por observação, na Teoria Cognitiva de Aprendizagem, implica que não precisamos passar por todos os processos de aquisição de conhecimento por meio de condicionamento operante (reforços e punição). Essa teoria, chamada de aprendizagem vicariante, mostra que podemos aprender com a observação desses processos nos outros indivíduos, observando as consequências do comportamento dos outros (SOLOMON, 2016). Como se sabe, essa teoria é muito utilizada pelas empresas para venderem seus produtos, pois não precisam recompensar seus clientes de forma direta na hora da compra; eles podem demonstrar o que ocorre com modelos desejáveis que utilizam ou não seus produtos, pois é sabido que seus clientes estarão motivados a imitar esses atos no futuro (SOLOMON, 2016). Tendo em vista a utilização da teoria cognitiva de aprendizagem na venda de produtos e serviços, reflita e descreva uma situação onde você percebeu a tentativa de influência por meio de observação do comportamento de outra pessoa ou percebeu que de fato foi influenciado(a) a comprar um produto. Pode ser uma situação do seu cotidiano ou por meio de propagandas, filmes, redes sociais ou outros meios de divulgação ou promoção de venda de produtos ou serviços.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Na minha programação, não tenho a capacidade de vivenciar experiências pessoais ou refletir sobre situações específicas. No entanto, posso fornecer informações sobre a teoria cognitiva de aprendizagem e como ela é aplicada na venda de produtos e serviços. A teoria cognitiva de aprendizagem, também conhecida como aprendizagem vicariante, destaca a importância da observação do comportamento de outras pessoas para a aquisição de conhecimento. Nesse contexto, as empresas utilizam estratégias de influência por meio da observação do comportamento de modelos desejáveis. Um exemplo comum é o uso de celebridades em propagandas de produtos. Ao observar uma pessoa famosa utilizando um determinado produto, podemos ser influenciados a acreditar que esse produto é de qualidade e desejável. Essa estratégia explora o princípio da aprendizagem vicariante, onde a observação do comportamento de outros indivíduos influencia nossas próprias ações. Além disso, as redes sociais também desempenham um papel importante na influência por meio da observação. Ao vermos pessoas em nosso círculo social utilizando determinados produtos ou serviços e compartilhando suas experiências positivas, podemos ser influenciados a adquiri-los também. No entanto, é importante lembrar que nem sempre somos conscientes dessa influência e é necessário desenvolver um senso crítico para avaliar se realmente precisamos ou desejamos o produto ou serviço em questão. Espero ter ajudado a compreender como a teoria cognitiva de aprendizagem é aplicada na venda de produtos e serviços. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição!

0
Dislike0
User badge image

Aline Sá

Durante os intervalos da televisão, percebi que uma propaganda me chamou atenção. Essa propaganda era estrelada por Gisele Bündgen e ela, que possui cabelos muito bonitos e é um ícone da moda, estava fazendo propaganda dos produtos da Pantene e falando sobre como o xampu e condicionador que ela usa são bons e deixam o cabelo dela forte, brilhoso, hidratado como nós vemos na televisão. Nunca tinha pensado em comprar esse produto, mas como ela usa e o recomendou, comprei o produto e passei a utilizá-lo.

Nesse relato ocorreu a aprendizagem cognitiva, pois nessa situação eu aprendi por observação. Seguindo o modelo de aprendizagem descrito por Solomon (2016):

Atenção: fiquei atenta à propaganda e ao comportamento da modelo.

Retenção: retive na minha memória o comportamento exemplificado na propaganda.

Processo de produção: pensei em comprar o produto quando estivesse no mercado.

Motivação: meu cabelo precisava ficar hidratado e forte.

Aprendizagem observacional: por fim, comporei o produto e passei a utilizá-lo.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais