Buscar

Questão 5/10 - Contexto Latinoamericano Mesmo com toda a repressão imposta pelos governos militares a imprensa teve um papel fundamental nos proces...

Questão 5/10 - Contexto Latinoamericano
Mesmo com toda a repressão imposta pelos governos militares a imprensa teve um papel fundamental nos processos de redemocratização dos países da América Latina, sobretudo no Brasil, Argentina e Chile, países nos quais as ditaduras militares ganharam maior destaque, até pela representatividade que essas nações têm na região. (MANASSES, M. A. Contexto Latino-Americano. Aula 5, Tema 3, p. 10).
Sobre a citação acima, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A ditadura militar brasileira começou o processo de redemocratização do país no governo Figueiredo, na segunda metade da década de 1980 com a chamada ‘distensão lenta, gradual e segura.
( ) O quadro econômico desfavorável pelo qual o país atravessava também teve um fator preponderante no enfraquecimento do governo, durante a década de 1970, que então demonstrava enorme dificuldade em controlar as manifestações populares e de instituições e a imprensa soube captar os acontecimentos.
( ) José Sarney assume a presidência da República, em 15 de março de 1985, depois de vencer as primeiras eleições diretas do país após 20 anos de ditadura militar.
( ) A pressão da sociedade civil organizada e da intensa cobertura realizada pela imprensa foram fundamentais para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propunha as Diretas Já fosse aprovada pelos deputados no Congresso Nacional.
( ) Foi em 1978, mais precisamente com o fim do AI-5, que a imprensa brasileira se viu livre dos censores nas redações e se tornou protagonista no processo de redemocratização do país.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
A F – F – F – V – V
B V – F – F – V – V C F – V – F – F – V
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Aula 5 – Tema 3 – Imprensa e processo de redemocratização I
Letra C
As respostas B e E estão corretas e encontram-se em: Aula 5, Tema 3 (p. 10- 11).
D V – F – F – F – V
E F – V – F – F – F


A F – F – F – V – V
B V – F – F – V – V
C F – V – F – F – V
D V – F – F – F – V
E F – V – F – F – F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: F - V - F - F - V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais