Buscar

O processo de escravidão na África teve forte incremento a partir da presença de árabes islâmicos e da gradativa conversão de reinos africanos ao i...

O processo de escravidão na África teve forte incremento a partir da presença de árabes islâmicos e da gradativa conversão de reinos africanos ao islamismo. Assim, houve no continente uma dinâmica do tráfico interno para que escoasse um grande número de cativos para a Península Arábica. Pode-se explicar o dinamismo do tráfico interno a partir:


a) do grande deslocamento de caravanas árabes pelo Saara até a região das florestas equatoriais, região que os árabes tinham conhecimento de ser um complexo de tribos desorganizadas e sem poder central, o que era mais fácil para o cativeiro.
b) do desejo de homens da África subsaariana se alistarem nos exércitos de Meca ou Medina, o que fazia com que capturassem mulheres e crianças como demonstração de sua fé e submissão.
c) de uma perspectiva racista que foi desencadeada entre africanos, como os dos Reinos de Mali e de Songhai, que viam nos negros subsaarianos pessoas inferiorizadas.
d) de uma resposta à escravidão europeia que começava a se instalar no continente, a qual dava menos mercadorias importantes para os reinos africanos.
e) do receio de comunidades mais centralizadas perderem seus habitantes, que fez com que dominassem povos menos centralizados para que pagassem aos árabes como tributos ou como moeda de troca por mercadorias.

Essa pergunta também está no material:

A CHEGADA DO ISLÃ AO CONTINENTE AFRICANO
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) do grande deslocamento de caravanas árabes pelo Saara até a região das florestas equatoriais, região que os árabes tinham conhecimento de ser um complexo de tribos desorganizadas e sem poder central, o que era mais fácil para o cativeiro. Esse deslocamento facilitou o tráfico interno de escravos na África.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais