Buscar

20. A responsabilidade do Poder Público por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros é subjetiva? Justifique. Objetiva,...

20. A responsabilidade do Poder Público por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros é subjetiva? Justifique.


Objetiva, Teoria do risco administrativo: adotada nos casos de responsabilidade objetiva do Estado (art. 37, § 6º, da CF/1988).

Essa pergunta também está no material:

Responsabilidade civil
6 pág.

Responsabilidade Civil Universidade Estadual de GoiásUniversidade Estadual de Goiás

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A responsabilidade do Poder Público por atos dos seus agentes que causem danos a terceiros é objetiva. Isso significa que não é necessário comprovar a culpa do agente público, bastando apenas comprovar o dano e o nexo causal entre a ação do agente e o dano causado. Essa responsabilidade é fundamentada na Teoria do Risco Administrativo, prevista no artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988. Essa teoria estabelece que o Estado deve responder pelos danos causados por seus agentes no exercício de suas funções, independentemente de culpa, em virtude do risco que a atividade administrativa representa para os cidadãos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais