Buscar

Estudo do processo (Caustificação D) Todas as plantas de Caustificação recebem o licor verde que é o smelt diluído em licor branco fraco das Calde...

Estudo do processo (Caustificação D)

Todas as plantas de Caustificação recebem o licor verde que é o smelt diluído em licor branco fraco das Caldeiras de Recuperação, esse licor, além dos compostos químicos inorgânicos existentes em solução, arrasta consigo diversas impurezas sólidas que são os dregs sob a forma de finas partículas insolúveis.
Os dregs são resíduos de combustão que foram gerados nas Caldeiras de Recuperação, sendo resíduos prejudiciais à eficiência da caustificação, por esse motivo o primeiro tratamento que o licor verde sofre é a separação desses resíduos.

O licor é bombeado do Tanque de Homogeneização pela Bomba 26-3432-038 ou 26-3432-039 para o Tanque de Licor Verde Bruto, através de uma tubulação de licor verde.

O objetivo do Tanque de Homogeneização e do Tanque de Licor Verde Bruto é estabilizar a concentração, a temperatura e as flutuações de fluxo na entrada do licor verde.

O Tanque de Licor Verde Bruto, também funciona como um tanque de estocagem entre as caldeiras de recuperação e os X-Filters. O Tanque é equipado com três Agitadores na (horizontal) para a homogeneização do licor verde evitar o assentamento do licor.

Esses Agitadores possuem linhas de água de selagem, e são equipados com medidores de pressão e de fluxo local. O agitador possui um alarme e uma função de intertravamento do fluxo baixo de água de selagem. Além disso, todos os Agitadores são intertravados no nível baixo do Tanque de Licor Verde Bruto. O licor verde do tanque de licor verde bruto é bombeado pela Bomba de Alimentação (1; 26-3532-003, 2; 26-3532-006 e 3; 26-3532-009) através do Purgador (20-3532-002, 20-3532-004 e 20-3532-006) para o lado sucção da Bomba de Circulação (1; 26-3532-004, 2; 26-3532-007 e 3; 26-3532-010).

A Bomba de Circulação tem como objetivo manter o licor aquecido, a bomba circula o licor no filtro, ou seja, os elementos de filtração são continuamente cobertos por licor. A Bomba de Circulação para se o nível do filtro for 10% menor do que o valor ajustado, e parte quando o nível for 5% menor do que o valor ajustado.

A filtração nos X- Filters é contínua, portanto, não tem necessidade de alcançar nível para iniciar a filtragem. À medida que o licor verde bruto escorre pelas mangas já ocorre a filtração. O filtrado, passado pelas mangas, segue por vasos para a câmara de filtrado de onde é então bombeado para o tanque de licor verde filtrado pela bomba (1; 26-3532-005, 2; 26-3532-008 e 3; 26-3532-011)

O que não vai para câmara de filtrado retorna ao tanque de alimentação que fica na parte inferior do filtro. O processo é cíclico e contínuo, a fim de manter a capacidade.


Essa pergunta também está no material:

Estudos do processo Lyrio
3 pág.

História Escola CrescerEscola Crescer

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você está estudando o processo de caustificação na indústria. Como posso ajudar com sua dúvida específica sobre o texto?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais