Buscar

Claro! Vou lhe fornecer uma sugestão de atividade de Ciências para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, vamos abordar o tema 'S...

Claro! Vou lhe fornecer uma sugestão de atividade de Ciências para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, vamos abordar o tema 'Sistema Respiratório'. Os alunos podem aprender sobre as estruturas do sistema respiratório humano, sua função e a importância de cuidar da saúde respiratória. Além disso, também podem aprender sobre algumas doenças respiratórias comuns.

Atividade: Sistema Respiratório

Objetivos:
- Identificar as estruturas e órgãos do sistema respiratório humano.
- Compreender a função do sistema respiratório.
- Reconhecer a importância de cuidar da saúde respiratória.
- Conhecer algumas doenças respiratórias comuns.

Instruções:

1. Pesquisa:
a) Peça aos alunos para pesquisarem sobre o sistema respiratório humano, incluindo os órgãos principais, como nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
b) Solicite que descrevam a função de cada órgão no processo respiratório.
c) Peça que encontrem informações sobre como manter a saúde respiratória, como evitar fatores prejudiciais e adotar hábitos saudáveis.

2. Organização da informação:
a) Peça aos alunos que criem um esquema ou um mapa conceitual mostrando as principais estruturas do sistema respiratório e suas funções.
b) Eles também podem incluir informações sobre como cuidar do sistema respiratório e os benefícios de manter uma boa saúde respiratória.

3. Relação com doenças respiratórias:
a) Explique aos alunos algumas doenças respiratórias comuns, como resfriado comum, gripe, asma e bronquite.
b) Peça que identifiquem os sintomas, as causas e algumas medidas preventivas para essas doenças.

4. Cartaz ou apresentação:
a) Divida a turma em grupos e peça que criem um cartaz ou uma apresentação de slides com os principais aspectos do sistema respiratório e das doenças respiratórias estudadas.
b) Os grupos podem apresentar seus trabalhos à classe e compartilhar os conhecimentos adquiridos.

5. Discussão:
a) Promova uma discussão em sala de aula sobre a importância de cuidar da saúde respiratória e como isso pode impactar na qualidade de vida.
b) Incentive os alunos a compartilharem suas experiências pessoais sobre como cuidam da saúde respiratória.

6. Atividade prática (opcional):
a) Caso seja possível, organize uma atividade prática relacionada ao sistema respiratório, como medir a capacidade pulmonar ou realizar exercícios de respiração.

7. Reflexão final:
a) Peça aos alunos para escreverem uma reflexão sobre o que aprenderam nesta atividade, destacando a importância do sistema respiratório e como podem cuidar melhor da sua saúde respiratória.

Essa atividade tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o sistema respiratório, incentivando-os a cuidar da saúde e compreender a importância de uma boa respiração para o funcionamento adequado do organismo. Lembre-se de adaptar a atividade de acordo com as necessidades e características da turma em questão. Boa aula!


Essa pergunta também está no material:

Atividadee Sistema Respiratório
2 pág.

Ciencias Exatas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Que ótima sugestão de atividade de Ciências para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental! Aqui está uma sugestão de resposta para a sua pergunta: Alternativa correta: A) Identificar as estruturas e órgãos do sistema respiratório humano. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de pesquisar sobre o sistema respiratório humano, identificando as principais estruturas e órgãos envolvidos. Além disso, eles também poderão compreender a função do sistema respiratório, reconhecer a importância de cuidar da saúde respiratória e conhecer algumas doenças respiratórias comuns. Espero que essa sugestão seja útil para a sua aula de Ciências! Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais sugestões, é só me perguntar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais