Buscar

Ceisc - 2023 - OAB - Simulado autoral - Primeira Fase – Q26 Edson, proprietário de um imóvel localizado no município Beta, em uma área onde existe ...

Ceisc - 2023 - OAB - Simulado autoral - Primeira Fase – Q26 Edson, proprietário de um imóvel localizado no município Beta, em uma área onde existe um projeto de construção de uma rodovia estadual. Dessa forma, o governador do Estado declarou o imóvel de Edson como de utilidade pública, e como próximo passo para que a obras comecem pretende desapropriar o imóvel. Baseado nas informações fornecidas e seguindo o ordenamento jurídico nacional, responda corretamente o que pode acontecer.


A) Edson e o Estado podem submeter o conflito de interesses à mediação ou a via arbitral, sendo atribuição de Edson indicar um dos órgãos ou instituições especializadas em mediação ou arbitragem previamente cadastrados pelo órgão responsável pela desapropriação.
B) O Estado, antes de ajuizar a ação de desapropriação, possui o dever de notificar Edson e apresentar-lhe a oferta de indenização juntamente com o comprovante de deposito efetuado no valor da oferta.
C) Edson e o Estado podem submeter seu conflito de interesses à mediação, porém, é totalmente vedada submeter à arbitragem.
D) Edson e o Estado nem mesmo tem a opção de buscar mediação ou arbitragem, visto que por força da indisponibilidade do interesse público a ação de desapropriação deve ser obrigatoriamente ajuizada.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO
37 pág.

Oab Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações fornecidas, a alternativa correta é a letra D) Edson e o Estado nem mesmo têm a opção de buscar mediação ou arbitragem, visto que, por força da indisponibilidade do interesse público, a ação de desapropriação deve ser obrigatoriamente ajuizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais