Buscar

Em relação as fontes históricas e as suas contribuições para a construção do conhecimento, leia o excerto retirado do livro “História e Memória” do...

Em relação as fontes históricas e as suas contribuições para a construção do conhecimento, leia o excerto retirado do livro “História e Memória” do historiador Jacques Le Goff (2003):

 

A memória coletiva e a sua forma científica, a história, aplicam-se a dois tipos de materiais: os documentos e os monumentos. De fato, o que sobrevive não é o conjunto daquilo que existiu no passado, mas uma escolha efetuada quer pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam à ciência do passado e do tempo que passa, os historiadores. Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador.

 

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5ª. Campinas, SP: UNICAMP, 2003, p.535.

 

A partir de sua leitura pode-se afirmar que:

 

Alternativas


Alternativa 1:


A fonte imagética não existe, é uma imaginação coletiva.


Alternativa 2:


O uso das fontes históricas nunca deixou de ser o documento escrito ou oficial.


Alternativa 3:


Desde que o conceito de documento foi ampliado houve um enriquecimento quanto às fontes possíveis para um historiador.


Alternativa 4:


Le Goff (2003) ao trabalhar com os conceitos de Documento e Monumento adentrou a história pela história, não valorizando o trabalho do historiador.


Alternativa 5:


Os autores da História Nova não trabalham as questões de ampliação do conceito de documento escrito em seu sentido restrito, somente com documentos oficiais.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais