Buscar

Agora, assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas: I. Com as mudanças na realidade internacional em fins da década de 1970, as prem...

Agora, assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:

I. Com as mudanças na realidade internacional em fins da década de 1970, as premissas realistas e liberais clássicas passaram a ser cada vez mais confrontadas e revisadas, dando origem ao chamado debate “neo/neo”.
II. Fundamentais para o debate “neo/neo”, as obras Power and Interdependence [Poder e Interdependência], de Robert Keohane e Joseph Nye Jr., e Theory of International Politics [Teoria da Política Internacional], de Kenneth Waltz, podem ser vistas como representativas, respectivamente, do neorrealismo e do neoliberalismo.
III. Um dos principais conceitos construídos por Keohane e Nye Jr. é o de “interdependência complexa”, que se refere ao fato de que o crescente fluxo internacional de capital, bens, pessoas, serviços e informações gera situações de dependência mútua entre os países (“efeitos recíprocos”), ainda que em bases assimétricas.
IV. A abordagem avançada por Kenneth Waltz, de caráter estruturalista, é a de analisar primeiramente as propriedades propriamente sistêmicas da realidade internacional (como a anarquia e a descentralização), a fim de então explicar os comportamentos e atributos individuais dos Estados.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. A afirmativa I está correta pois o surgimento do chamado debate “neo/neo” ocorreu a partir das mudanças na realidade internacional em fins da década de 1970, dadas a intensificação da globalização econômica e informacional e a consolidação de atores não estatais, como empresas transnacionais e ONGs, na esfera internacional. Tais premissas realistas e liberais clássicas passaram a ser problematizados. Ainda que muito variada, a produção desse novo momento pode ser descrita como possuindo os seguintes elementos: “1) uma preocupação fundamental com a relação entre poder e conhecimento; 2) o emprego de metodologias pós-positivistas, como a desconstrução e a genealogia; 3) um engajamento crítico com o papel do Estado e com questões relacionadas a fronteiras, violência e identidade; e 4) a necessidade resultante de repensar fundamentalmente a relação entre política e ética” (BLEIKER, 2007, p. 91).
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

teorias_APOL
7 pág.

Relações Internacionais I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais