Buscar

Ladislau Dowbor, em seu artigo As entranhas do capitalismo, se utiliza do conceito do Dicionário de Cambridge para definir assim a mais-valia, “a d...

Ladislau Dowbor, em seu artigo As entranhas do capitalismo, se utiliza do conceito do Dicionário de Cambridge para definir assim a mais-valia, “a diferença entre o valor que um trabalhador recebe e o valor que o trabalhador acrescenta aos bens ou serviços produzidos”. Desse modo, pode-se concluir que na sociedade capitalista:


a. O trabalhador é sempre remunerado de forma justa para garantir conforto para ele e sua família.
b. Os altos lucros obtidos com baixos salários levam à exploração e ao crescimento desequilibrado
c. O trabalhador e o patrão são igualmente remunerados, de modo que igualmente também podem consumir os bens e serviços que eles produzem.
d. O trabalhador e o patrão não são igualmente remunerados, de modo que somente o primeiro pode consumir os bens e serviços que eles produzem.
e. O trabalhador sempre é bem remunerado, de modo a consumir os bens e serviços que ele mesmo produz.

Essa pergunta também está no material:

Atividade da 3a aula_ Cidadania e exclusão_ Revisão da tentativa
4 pág.

Filosofia da Educação USP - São PauloUSP - São Paulo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a definição apresentada por Ladislau Dowbor, na sociedade capitalista, a alternativa correta é a letra b) Os altos lucros obtidos com baixos salários levam à exploração e ao crescimento desequilibrado. Nesse sistema, a diferença entre o valor que um trabalhador recebe e o valor que ele acrescenta aos bens ou serviços produzidos é a mais-valia, que representa uma forma de exploração do trabalho.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando