Buscar

“Imunidade consiste na exclusão de competência da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para instituir tributos relativamente a determinado...

“Imunidade consiste na exclusão de competência da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para instituir tributos relativamente a determinados atos, fatos e pessoas expressamente previstas na Constituição Federal. Objetivam preservar da tributação valores considerados como de superior interesse nacional.” Sendo assim, relacione os tipos de imunidade à justificativa de sua existência:
Diferente das demais imunidades que estão presentes no art. 150, inc. VI, essa imunidade está presente no art. 195 § 7º da Constituição.
São imunes de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei.
Objetiva proteger a divulgação de ideias, conhecimentos, livre expressão do pensamento. Mediante desoneração de impostos, torna-se mais facilitada a confecção e sua distribuição, independentemente do conteúdo de cada publicação.
Estas pessoas jurídicas não sofrerão a exigência dos impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços se não tiverem finalidade lucrativa e atenderem os requisitos da lei.
Evita a exigência de impostos sobre as atividades religiosas, estando fundamentada na liberdade de culto. Obsta o exercício do poder de tributar também em relação a imóveis alugados pelas entidades religiosas, desde que os valores sejam aplicados na atividade-fim da instituição.
Impede que a União, os estados e os municípios cobrem impostos sobre o patrimônio, renda e serviços uns dos outros, abrangendo as atividades das próprias pessoas políticas de direito público. Está amparada no princípio federativo, previsto no art. 1º da Constituição.


Imunidade às contribuições sociais
Imunidade dos livros, jornais, periódicos e papel respectivo
Imunidade dos templos
Imunidade recíproca

Essa pergunta também está no material:

Exercício avaliativo 2- Educação Fiscal - Estado e Tributaçãopdf
5 pág.

Educação Fiscal Tributação, Orçamento e Coesão Social OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Aqui estão as correspondências entre os tipos de imunidade e suas justificativas de existência: - Imunidade às contribuições sociais: São imunes de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei. - Imunidade dos livros, jornais, periódicos e papel respectivo: Objetiva proteger a divulgação de ideias, conhecimentos, livre expressão do pensamento. Mediante desoneração de impostos, torna-se mais facilitada a confecção e sua distribuição, independentemente do conteúdo de cada publicação. - Imunidade dos templos: Evita a exigência de impostos sobre as atividades religiosas, estando fundamentada na liberdade de culto. Obsta o exercício do poder de tributar também em relação a imóveis alugados pelas entidades religiosas, desde que os valores sejam aplicados na atividade-fim da instituição. - Imunidade recíproca: Impede que a União, os estados e os municípios cobrem impostos sobre o patrimônio, renda e serviços uns dos outros, abrangendo as atividades das próprias pessoas políticas de direito público. Está amparada no princípio federativo, previsto no art. 1º da Constituição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais