Buscar

No que se refere ao currículo é correto afirmar: Documento norteador do processo de ensino e de aprendizagem ou plano estruturado de estudos. Ao l...

No que se refere ao currículo é correto afirmar:

Documento norteador do processo de ensino e de aprendizagem ou plano estruturado de estudos.
Ao longo do tempo, o termo currículo passou a designar diferentes etapas no processo de escolarização, incluindo uma relação de matérias/disciplinas com seu corpo de conhecimento organizado numa sequência lógica, com respectivo tempo de cada uma (grade ou matriz curricular).
Outra maneira de pensar currículo é colocar situações selecionadas e pontuadas que acontecem nas escolas como parte integrante de sua estrutura: aulas e debates.
É concebido muito antes de chegar ao nível estadual e municipal. Historicamente, os professores não fazem parte da construção desse currículo, eles apenas recebem e devem seguir.
No início, os debates para elaboração da BNCC contaram com a participação docente, mas, após algum tempo, essa possibilidade de participação foi cerceada.
Refere-se à organização de tempos, espaços e agrupamentos para efetivar o planejado dentro da escola. Mostra a hierarquia entre as disciplinas e os professores de acordo com a organização do currículo, por exemplo, artes e educação não têm mesmo status que português e matemática. Salas que agrupam alunos com maior dificuldade também tendem a marcar uma expectativa de aprendizagem diferenciada em comparação aos agrupamentos de melhores alunos.
Encontro efetivo entre professor e aluno. Nesse momento, o professor tem mais autonomia de ação: pode escolher se vai usar todo livro didático, se vai inverter alguma ordem de conteúdos, se vai utilizar fontes diversificadas, etc.
Transformação das diretrizes legais em materiais para serem utilizados por professores e alunos, como guias curriculares, livros didáticos e apostilas. Entretanto, é comum que a hierarquia se inverta e que livros didáticos passem a ser utilizados na escola como 'o' a ser seguido. Outro ponto controverso é a existência de materiais diferenciados oferecidos pela mesma editora à rede pública e à rede privada de ensino. Para baratear a produção do material para a esfera pública, a mesma editora (e os mesmos autores) pode simplificar textos, omitir figuras ou diminuir sua qualidade gráfica, fazendo com que prevaleça a metodologia de memorização.

Essa pergunta também está no material:

questionário 1
1 pág.

Teorias e Práticas do Currículo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No que se refere ao currículo, é correto afirmar que ele é um documento norteador do processo de ensino e aprendizagem ou um plano estruturado de estudos. O currículo pode ser entendido como uma sequência lógica de matérias ou disciplinas, com seu respectivo corpo de conhecimento, organizado em uma grade ou matriz curricular. Além disso, o currículo também pode ser compreendido como as situações selecionadas e pontuadas que acontecem nas escolas, como aulas e debates. É importante ressaltar que historicamente os professores não fazem parte da construção desse currículo, eles apenas o recebem e devem segui-lo. O currículo também se refere à organização de tempos, espaços e agrupamentos dentro da escola para efetivar o planejado. Ele mostra a hierarquia entre as disciplinas e os professores, podendo influenciar nas expectativas de aprendizagem dos alunos. Além disso, o currículo também pode ser entendido como o encontro efetivo entre professor e aluno, momento em que o professor tem mais autonomia de ação. Por fim, o currículo também se relaciona com a transformação das diretrizes legais em materiais utilizados por professores e alunos, como guias curriculares, livros didáticos e apostilas. No entanto, é importante destacar que a hierarquia pode se inverter, fazendo com que os livros didáticos sejam utilizados como o único a ser seguido, o que pode gerar controvérsias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais