Buscar

Os engenheiros enfrentam rotineiramente situações em que precisam controlar o movimento da água no solo. Portanto, ao realizar uma movimentação do ...

Os engenheiros enfrentam rotineiramente situações em que precisam controlar o movimento da água no solo. Portanto, ao realizar uma movimentação do solo, por exemplo, deve-se ter o cuidado de drenar a água da escavação, para evitar o escoamento posterior da água que liquefaz o solo no fundo da vala.

De acordo com a permeabilidade do solo, a água apresenta várias formas. Quais seriam elas?


1. Água Gravitacional: É a água que se move através dos poros do solo devido à ação da gravidade. Essa água geralmente se acumula nas camadas mais baixas do solo, formando o lençol freático.
2. Água Capilar: É a água que se move nos poros menores do solo, subindo contra a gravidade devido à tensão superficial e à adesão nos poros capilares. Isso permite que a água alcance regiões mais altas do solo.
3. Água Higroscópica: É a água adsorvida nas superfícies das partículas do solo. Essa água está fortemente ligada às partículas e não está disponível para as plantas.
4. Água de Umidade do Solo: É a água presente nos poros maiores do solo, que está disponível para as plantas. Ela é retida por forças de tensão e coesão e é vital para a nutrição das plantas.
5. Água Livre: É a água que preenche os poros maiores do solo e é drenável pela ação da gravidade. Ela é importante para a drenagem e evita o acúmulo excessivo de água no solo.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a permeabilidade do solo, a água pode apresentar as seguintes formas: 1. Água Gravitacional: É a água que se move através dos poros do solo devido à ação da gravidade. Essa água geralmente se acumula nas camadas mais baixas do solo, formando o lençol freático. 2. Água Capilar: É a água que se move nos poros menores do solo, subindo contra a gravidade devido à tensão superficial e à adesão nos poros capilares. Isso permite que a água alcance regiões mais altas do solo. 3. Água Higroscópica: É a água adsorvida nas superfícies das partículas do solo. Essa água está fortemente ligada às partículas e não está disponível para as plantas. 4. Água de Umidade do Solo: É a água presente nos poros maiores do solo, que está disponível para as plantas. Ela é retida por forças de tensão e coesão e é vital para a nutrição das plantas. 5. Água Livre: É a água que preenche os poros maiores do solo e é drenável pela ação da gravidade. Ela é importante para a drenagem e evita o acúmulo excessivo de água no solo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais