Buscar

Algumas características rotineiramente observadas na descrição morfológica de solos dependem da espécie mineralógica que deu origem e dos mecanismo...

Algumas características rotineiramente observadas na descrição morfológica de solos dependem da espécie mineralógica que deu origem e dos mecanismos de intemperismo e transporte. A respeito da caracterização morfológica dos solos, analise as afirmativas a seguir:
I. Pertencem ao grupo de características observadas: cor, textura, estrutura, consistência, porosidade cerosidade, nódulos e concreções minerais.
II. O teste de tato pode ser utilizado para determinar diversos parâmetros, como por exemplo, a textura, podendo ser classificada como mole, rígido e dura.
III. A capacidade de infiltração em solos secos tende a ser maior nas primeiras horas de precipitação, devido a baixa umidade que apresenta.
IV. O teor de umidade do solo independe de sua composição textural.
a) I, II e III, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

A5
5 pág.

Mecânica dos Solos I FMU COMPLEXO EDUCACIONALFMU COMPLEXO EDUCACIONAL

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) I, II e III, apenas.". Justificativa: I. Pertencem ao grupo de características observadas: cor, textura, estrutura, consistência, porosidade cerosidade, nódulos e concreções minerais. Essas características são rotineiramente observadas na descrição morfológica dos solos. II. O teste de tato pode ser utilizado para determinar diversos parâmetros, como por exemplo, a textura, podendo ser classificada como mole, rígido e dura. O teste de tato é uma técnica utilizada para determinar a textura do solo. III. A capacidade de infiltração em solos secos tende a ser maior nas primeiras horas de precipitação, devido a baixa umidade que apresenta. A capacidade de infiltração do solo é influenciada pela umidade do solo e pela intensidade da precipitação. IV. O teor de umidade do solo independe de sua composição textural. O teor de umidade do solo é influenciado pela composição textural do solo, sendo que solos mais argilosos tendem a reter mais água do que solos mais arenosos. Portanto, essa afirmativa está incorreta. Assim, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a afirmativa IV está incorreta. A alternativa correta é a letra "a) I, II e III, apenas.".

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais