Buscar

Questão 2/10 - Metodologia do Ensino da Literatura Leia o seguinte fragmento: “Se a literatura compõe um momento específico de aprendizagem e inte...

Questão 2/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia o seguinte fragmento:

“Se a literatura compõe um momento específico de aprendizagem e integra o processo educativo, por que a escola ainda não consegue formar leitores de forma satisfatória? Mesmo com as políticas públicas de incentivo e a documentação que dá base aos professores em relação ao processo pedagógico, por que ainda não conseguimos formar leitores para a vida e não apenas para o espaço escolar?
Outra questão muito importante é se os professores são leitores de literatura. Será que eles sabem selecionar livros literários de qualidade? Se o professor apenas tem o discurso ‘politicamente correto’ de que ler é importante, mas não tem a base sólida desse conhecimento, ele conseguirá formar leitores?
Os professores sabem como explorar a literatura em sala de aula ou apenas utilizam textos literários como pretexto para ensinar conteúdos gramaticais? Ou, ainda, apenas os livros paradidáticos ou utilitários são oferecidos aos estudantes?”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZATERA, Luciana Carolina Santos. Rota de aprendizagem: Metodologia de ensino da Literatura. Texto da aula 2. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 2-3.

Considerando a citação e os conteúdos da Aula 2 da rota de aprendizagem Metodologia do ensino da literatura, avalie as seguintes proposições:

I. Pesquisas recentes revelam a eficácia das metodologias do ensino literatura empregados pelas escolas atualmente no país.
PORQUE
II. Políticas públicas de formação de professores, tanto no que diz respeito à formação inicial quanto à continuada, têm sido ostensivamente implementadas na última década.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

I. Pesquisas recentes revelam a eficácia das metodologias do ensino literatura empregados pelas escolas atualmente no país.
PORQUE
II. Políticas públicas de formação de professores, tanto no que diz respeito à formação inicial quanto à continuada, têm sido ostensivamente implementadas na última década.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2
12 pág.

Metodologia de Ensino da Literatura Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é a alternativa (e) "As asserções I e II são proposições falsas." Isso porque o fragmento apresentado não menciona pesquisas recentes que comprovem a eficácia das metodologias do ensino da literatura, nem afirma que as políticas públicas de formação de professores têm sido ostensivamente implementadas na última década.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais