Buscar

4) Um Engenheiro Agrícola investigou a produtividade (kg/parcela) da cultura do milho em 20 parcelas experimentais. Os resultados são apresentados ...

4) Um Engenheiro Agrícola investigou a produtividade (kg/parcela) da cultura do milho em 20 parcelas experimentais. Os resultados são apresentados a seguir:

Tabela 4. Produtividade (kg/parcela) da cultura do milho observada em 20 parcelas experimentais.
25 31 22 33
26 25 26 29
20 28 28 31
23 27 25 34
21 24 29 28

a) Qual é a variável estudada?
b) Como a variável estudada pode ser classificada? Justifique.
c) Faça a tabela de distribuição de frequências. (Adote quatro classes e a amplitude das classes (i) deve ser um número inteiro).
d) Qual a maior frequência de produtividade do milho? E qual a porcentagem?
e) Quantas parcelas experimentais apresentaram produtividade inferior a 28 kg/parcela?
f) Qual a percentagem de parcelas experimentais, dessa amostra, que apresenta produtividade menor que 28 kg/parcela?


Essa pergunta também está no material:

Lista 2_EB
6 pág.

Estatistica Basica I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A variável estudada é a produtividade da cultura do milho, medida em kg/parcela. b) A variável estudada pode ser classificada como uma variável quantitativa contínua, pois pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo. c) Para fazer a tabela de distribuição de frequências, é necessário agrupar os dados em classes. Como a amplitude das classes deve ser um número inteiro, podemos adotar uma amplitude de 4. As classes seriam: 20-23, 24-27, 28-31, 32-35. Em seguida, contamos quantos valores estão em cada classe. d) A maior frequência de produtividade do milho é 4, correspondente à classe 28-31 kg/parcela. A porcentagem dessa frequência pode ser calculada dividindo a frequência pela quantidade total de parcelas experimentais e multiplicando por 100. e) Para saber quantas parcelas experimentais apresentaram produtividade inferior a 28 kg/parcela, somamos as frequências das classes com valores menores que 28. f) A percentagem de parcelas experimentais que apresentam produtividade menor que 28 kg/parcela pode ser calculada dividindo a soma das frequências das classes com valores menores que 28 pela quantidade total de parcelas experimentais e multiplicando por 100.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais