Segundo Chiavenato (2011), a teoria X tem como base descrever situações erradas e errôneas do comportamento humano. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Falta de ambição: os colaboradores não possuem dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidos, sentindo-se seguras nessa dependência. Todos os colaboradores pensam mais no bem da organização do que no seu próprio bem. ( ) Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas. ( ) Tem uma grande dependência da parte administrativa, não têm autocontrole e autodisciplina, tornando-se incapazes de realizar tarefas que exigem soluções de problemas. A V - F - V. B F - F - V. C F - V - V. D V - V - F.
"Benchmarking é o processo de análise referencial da organização perante outras organizações do mercado, incluindo o aprendizado do que essas organizações fazem de melhor, bem como a incorporação dessas realidades de maneira otimizada e mais vantajosa para uma organização que aplicou o benchmarking" (OLIVEIRA, 2010, p. 393). Sobre alguns possíveis princípios básicos do Benchmarking, analise as sentenças a seguir:
I- Reciprocidade: ao se solicitar informações, tem-se, automaticamente, a disponibilização a contrapartida. II- Analogia: o benchmarking só é útil se puder manter uma analogia com os processos da organização. III- Medição: apesar de obter índices de desempenho, não é necessário o levantamento de dados sobre os processos, desde que se tenha os resultados satisfatórios. IV- Validação: para o benchmarking funcionar, é necessário examinar de forma precisa os dados coletados, avaliar as necessidades reais da organização, fazendo todas as adequações, pois o que serve para uma empresa não necessariamente serve para outra. A As sentenças I, II e III estão corretas. B As sentenças I, II e IV estão corretas. C As sentenças III e IV estão corretas. D As sentenças I e IV estão corretas.