Buscar

Questão 2/10 - Filosofia Política Leia o trecho abaixo e depois responda: Na história construída pelos pensadores contratualistas, a transição do e...

Questão 2/10 - Filosofia Política
Leia o trecho abaixo e depois responda:
Na história construída pelos pensadores contratualistas, a transição do estado de natureza para o estado civil ocorre a partir do momento em que os indivíduos decidem sair do estado de natureza por vontade própria. Os motivos que os levam a aderir ao estado civil e ficar sob a proteção do Estado são distintos em cada pensador contratualista. No entanto, em comum, eles apontam que a passagem do estado de natureza para o estado civil se faz a partir do estabelecimento de um contrato, fruto de um consenso entre os indivíduos.

Fonte: QUADROS, D. O Estado na Teoria Política Clássica. Curitiba: Intersaberes, 2016.

Tendo como base os conteúdos abordados na disciplina, compare as visões dos autores contratualistas acerca da passagem do estado de natureza ao estado civil, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1. Thomas Hobbes
2. John Locke
3. Jean-Jacques Rousseau
( ) Segundo esse autor, ao aderir ao estado civil por meio do contrato, os indivíduos não perdem sua liberdade, que é na verdade transformada, passando de liberdade natural à liberdade civil.
( ) Segundo esse autor, o estado de natureza é marcado pela igualdade de capacidade entre os indivíduos, bem como pela escassez de bens. Dessa conjuntura, nasce um estado permanente de desconfiança, que apenas o contrato e a criação de um Estado absoluto podem cessar.
( ) Segundo esse autor, o estado de natureza transforma-se em estado de guerra por conta da não aplicação da lei da natureza. O contrato e a criação de um Estado de poderes limitados é, assim, a maneira de garantir a


a) 1, 2, 3
b) 2, 1, 3
c) 3, 2, 1

Essa pergunta também está no material:

apol 2 tent 3 filosofia politico
10 pág.

Filosofia Política Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa b) 2, 1, 3. Segundo John Locke, ao aderir ao estado civil por meio do contrato, os indivíduos não perdem sua liberdade, que é transformada, passando de liberdade natural à liberdade civil. Já Thomas Hobbes argumenta que o estado de natureza é marcado pela igualdade de capacidade entre os indivíduos e pela escassez de bens, o que gera desconfiança e a necessidade de um Estado absoluto. Por fim, Jean-Jacques Rousseau afirma que o estado de natureza se transforma em estado de guerra devido à não aplicação da lei da natureza, sendo o contrato e a criação de um Estado de poderes limitados a maneira de garantir a paz.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais