Buscar

O escritor moçambicano José Craveirinha é um dos nomes mais importantes das literaturas africanas de língua portuguesa. A partir da análise do poem...

O escritor moçambicano José Craveirinha é um dos nomes mais importantes das literaturas africanas de língua portuguesa. A partir da análise do poema e dos seus conhecimentos sobre a literatura do período de construção nacional, analise as afirmacoes abaixo:

I. Os versos “Tenho que arder / Queimar tudo com o fogo da minha combustão” apresentam um eu-lírico nada resignado com a sua condição colonial imposta.
II. A escrita em primeira pessoa possibilita que o eu-lírico apresente ao leitor a sua indignação perante à condição colonial, mas em sintonia com as perspectivas do período, coletivizando, assim, a luta política.
III. O poema se assemelha à estética clássica, visto trazer inúmeras figuras de linguagem, no rebuscamento discursivo pouco característico do período em que o poema foi escrito, na década de 60.
IV. O interlocutor do poema, a que o eu-lírico se reporta, é o patrão, o qual acaba por compreender a situação de exploração visibilizada por seu funcionário.
A+ A A- I e II
IV e I
II e III
III e IV
II e IV

Essa pergunta também está no material:

Teste_ Atividade 2 literaturas africanas em lingua portuguesa (nota 1)
7 pág.

Literaturas Africanas II Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais