Buscar

Sobre o tema equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta: I. Os principais compartimentos ...

Sobre o tema equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:

I. Os principais compartimentos de água no corpo são o líquido intracelular (LIC) e o líquido extracelular (LEC). O LIC inclui o líquido intersticial e o plasma. O gradiente de concentração de sódio e potássio é mantido através das membranas celulares pela bomba de Na + /K + -ATPase. O sódio é o principal contribuinte para a osmolalidade do LIC e um determinante da distribuição de água entre o LEC e o LIC. A distribuição de água entre o plasma e o líquido intersticial é determinada pela pressão oncótica exercida pelas proteínas plasmáticas.
II. O sistema renina-angiotensina-aldosterona está envolvido no controle principalmente de sais e consequentemente da pressão arterial. A renina é liberada pelo rim em resposta a uma redução na pressão de perfusão renal (entrega diminuída de Na+ na mácula densa) e tônus simpático aumentado. Ela converte o angiotensinogênio em angiotensina I. A angiotensina I é posteriormente convertida em angiotensina II pela enzima conversora de angiotensina (ECA). Uma vez sintetizada a angiotensina II induz constrição do músculo liso vascular, consequentemente aumentando a pressão sanguínea e reduzindo o fluxo sanguíneo renal e a taxa de filtração glomerular. Também estimula a liberação de aldosterona e a proliferação das células do músculo liso vascular.
III. A aldosterona é produzida no rim e atua na regulação do volume extracelular e tônus vascular, e controla o transporte renal de água nos ductos coletores. O aumento adicional do nível de aldosterona eleva a reabsorção do sódio pelos ductos coletores que por sua vez, provoca, um aumento secundário da reabsorção de água por duas razões: primeira, à medida que o sódio é reabsorvido, a pressão osmótica nos túbulos diminui, porém aumenta a pressão osmótica nos líquidos intersticiais renais e essas alterações promovem a passagem por osmose da água desde os túbulos para o sangue. Segunda, o sódio absorvido e os ânions que o acompanham, principalmente os íons cloreto, elevam a concentração osmótica do líquido extracelular em todo o corpo, o que provoca a secreção de hormônio antidiurético pelo sistema hipotálamo-glândula hipófise posterior.
IV. A reabsorção de água nos ductos coletores renais é controlada pelo hormônio vasopressina ou ADH, da hipófise posterior, que controla a atividade dos canais de água na membrana, aquaporinas. Quando existe déficit hídrico (desidratação), a redução no fluxo sanguíneo renal estimula o sistema renina-angiotensina-aldosterona. A aldosterona inibe a excreção urinária de sódio. Além disso, o déficit de água provoca um aumento na osmolalidade plasmática e estimula a secreção de vasopressina, com consequente redução no volume urinário. Desta maneira, a resposta geral ao déficit de água é a retenção de sódio e água.
V. Os pulmões, os rins e os eritrócitos contribuem para a manutenção do equilíbrio ácido-básico. Os pulmões controlam as trocas gasosas com o ar atmosférico. O dióxido de carbono gerado nos tecidos é transportado no plasma como bicarbonato; a hemoglobina dos eritrócitos contribui para o transporte de CO2. A hemoglobina também faz o tamponamento do íon hidrogênio derivado do ácido carbônico. Os rins reabsorvem o bicarbonato filtrado nos túbulos proximais e produzem bicarbonato de novo nos túbulos distais, onde existe uma secreção efetiva de íon hidrogênio. A manutenção d
a) Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
b) Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
c) Somente as assertivas III, IV e V estão corretas.
d) Somente as assertivas I, IV e V estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.