Buscar

Estratégias de leitura são utilizadas para obter, avaliar, interpretar e utilizar informações de textos lidos. Por isso, tais estratégias precisam ...

Estratégias de leitura são utilizadas para obter, avaliar, interpretar e utilizar informações de textos lidos. Por isso, tais estratégias precisam compor atividades didáticas nas aulas de língua portuguesa, a fim de contribuir com alunos da educação básica a desenvolver práticas de leitura. Com base no trecho a seguir, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a estratégia de leitura desenvolvida nesse tipo de atividade:
"Ao solicitar que [os alunos] leiam minuciosamente, o professor pode orientá-los no sentido de que marquem de algum modo segmentos que considerarem relevantes - sublinhando, assinalando, colorindo, escrevendo comentários ao lado ou no próprio caderno".
FONTE: Adaptado de PUC/RS. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2018.


A A atividade descrita corresponde à estratégia de seleção, pois possibilita ao leitor a leitura detalhada para que possa avaliar índices úteis, desprezando os irrelevantes.
B A atividade descrita corresponde à estratégia de inferência, pois permite ao leitor captar o que não está dito explicitamente no texto.
C A atividade descrita corresponde à estratégia de verificação, pois possibilita ao leitor voltar ao texto para verificação do que considerou importante, sobre suas inferências e predições.
D A atividade descrita tem a finalidade de desenvolver a estratégia de antecipação, pois possibilita ao leitor supor o que ainda está por vir no texto.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual
6 pág.

Lingüística Aplicada Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A atividade descrita corresponde à estratégia de verificação, pois possibilita ao leitor voltar ao texto para verificar o que considerou importante, sobre suas inferências e predições. Portanto, a alternativa correta é a C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais