Buscar

Marque Certo ou Errado. 27 - A análise do comportamento dos agentes econômicos no tocante às suas decisões de consumo é crucial para se entender a ...

Marque Certo ou Errado. 27 - A análise do comportamento dos agentes econômicos no tocante às suas decisões de consumo é crucial para se entender a demanda de mercado. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.

1 Para um consumidor racional, a taxa marginal de substituição entre cédulas de dez reais e cédulas de cinco reais é decrescente e será tanto mais baixa quanto maior for seu nível de renda.
2 Se, para um determinado consumidor, as curvas de indiferença entre dois bens são representadas por linhas retas negativamente inclinadas, então, para esse consumidor, os bens examinados são perfeitamente complementares.
3 O princípio da utilidade marginal decrescente explica porque a restrição orçamentária do consumidor é negativamente inclinada.
4 A combinação de produtos que maximiza a utilidade do consumidor estará sobre a curva de indiferença mais elevada que o consumidor conseguir atingir dada a sua restrição orçamentária.
5 Para os bens normais, a curva de demanda é decrescente porque preços menores de um produto geram efeitos renda e substituição que levam os consumidores a demandar maiores quantidades do produto considerado.

Essa pergunta também está no material:

01 Lista Microeconomia Questões Concursos Públicos
20 pág.

Microeconomia I Universidade Federal de AlfenasUniversidade Federal de Alfenas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada item: 1) Para um consumidor racional, a taxa marginal de substituição entre cédulas de dez reais e cédulas de cinco reais é decrescente e será tanto mais baixa quanto maior for seu nível de renda. Resposta: Errado. A taxa marginal de substituição entre cédulas de diferentes valores não está diretamente relacionada ao nível de renda do consumidor. 2) Se, para um determinado consumidor, as curvas de indiferença entre dois bens são representadas por linhas retas negativamente inclinadas, então, para esse consumidor, os bens examinados são perfeitamente complementares. Resposta: Certo. Quando as curvas de indiferença são representadas por linhas retas negativamente inclinadas, isso indica que os bens são perfeitamente complementares. 3) O princípio da utilidade marginal decrescente explica porque a restrição orçamentária do consumidor é negativamente inclinada. Resposta: Errado. O princípio da utilidade marginal decrescente está relacionado à satisfação adicional que um consumidor obtém ao consumir uma unidade adicional de um bem, não à inclinação da restrição orçamentária. 4) A combinação de produtos que maximiza a utilidade do consumidor estará sobre a curva de indiferença mais elevada que o consumidor conseguir atingir dada a sua restrição orçamentária. Resposta: Certo. A combinação de produtos que maximiza a utilidade do consumidor estará sobre a curva de indiferença mais elevada que o consumidor conseguir atingir dentro de sua restrição orçamentária. 5) Para os bens normais, a curva de demanda é decrescente porque preços menores de um produto geram efeitos renda e substituição que levam os consumidores a demandar maiores quantidades do produto considerado. Resposta: Errado. Para os bens normais, a curva de demanda é inclinada negativamente, ou seja, é decrescente. Preços menores de um produto geralmente levam os consumidores a demandar maiores quantidades desse produto. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais