Buscar

Faça um resumo sobre histologia do sistema nervoso, pfv

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! A histologia do sistema nervoso estuda a estrutura e organização dos tecidos que compõem o sistema nervoso. O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). No SNC, encontramos o tecido nervoso formado por neurônios e células da glia. Os neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos, enquanto as células da glia têm funções de suporte e proteção aos neurônios. No SNP, temos os nervos, que são feixes de fibras nervosas envoltas por tecido conjuntivo. Os nervos podem ser classificados em nervos cranianos, que se originam no cérebro, e nervos espinhais, que se originam na medula espinhal. Além disso, o sistema nervoso apresenta células especializadas chamadas de células neurogliais, que desempenham funções de suporte e proteção aos neurônios. Esse é um resumo básico sobre a histologia do sistema nervoso. Se você tiver alguma dúvida específica, é só me perguntar!

0
Dislike0
User badge image

Marcela Deganello

O tecido nervoso é composto principalmente por neurônios e vários tipos de células da glia ou neuroglias. Enquanto os neurônios são responsáveis por transmitir informações, às células da glia sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.

Os neurônios são formados basicamente por um corpo celular e prolongamentos, dendritos e axônio. No corpo celular encontra-se o núcleo. 

O axônio pode ou não conter a bainha de mielina, uma camada de tecido adiposo que protege e isola eletricamente suas células nervosas. Esta camada é produzida pelos oligodendrócitos no sistema nervoso central e pelas células de Schwann no sistema periférico. A condução do impulso nervoso se dá sempre na direção dendrito, depois corpo celular e, por último, no axônio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais